Evento acontece na terça-feira, das 10h às 12h; inscrições estão abertas e são limitadas
Transformando Arte em Renda é o título da palestra gratuita a ser ministrada na próxima terça-feira, 8/04, das 10h às 12h, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Turismo, situada no Engenho Central.
O evento ocorre por meio de parceria entre as secretarias municipais de Turismo e de Cultura, com recursos de projeto aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399.
Inscrições são limitadas a 30 participantes e devem ser feitas pelo WhatsApp (19) 9.8338-4473. A palestra terá audiodescrição e Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Quem ministrará a palestra é a artesã Claudia Rosa, que trabalha com artesanato há 32 anos, integrando as feiras de artesanato de Piracicaba, mantidas pela Prefeitura, desde 1993.
Ela tem canais no Youtube onde compartilha informações, dicas, e tutoriais sobre crochê e administra um grupo no Facebook denominado Amantes do Artesanato, no qual posta videoaulas.
Entre os assuntos a serem abordados na palestra estão estratégias no ambiente digital para vender artesanato, canais de venda, dicas de fotografia e vídeo e público-alvo.
“O propósito desta palestra é ensinar os artesãos a divulgarem seus produtos de maneira eficiente, para que possam ver possibilidades de renda com o artesanato, seja como um trabalho principal ou como uma segunda fonte de renda”, comentou Claudia, que durante o mês de março organizou oficinas gratuitas de diferentes técnicas de artesanato, junto de artesãos das feiras de artesanato da cidade, para ensinar 160 interessados em aulas práticas, com fornecimento de material.
De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia, iniciativas como a da palestra colaboram para a valorização dos artesãos da cidade e consequentemente na promoção do Turismo em Piracicaba.
“Tanto as oficinas quanto a palestra são instrumentos de capacitação para os artesãos, para que aprimorem seus trabalhos e, então, ofereçam aos turistas uma melhor experiência, impulsionando, deste modo, a geração de renda e movimentando a economia”, disse.
ARTESANATO NA CIDADE – Atualmente, Piracicaba tem dois espaços de exposição e venda de artesanato mantidos pela Secretaria Municipal de Turismo.
Os trabalhos feitos pelos cerca de 60 artesãos cadastrados pela Pasta abrangem técnicas variadas, como pintura em gesso, EVA, bordado, tricô, crochê, patchwork, decoupage, entre outras.
Um dos espaços é a Casa do Artesão localizada dentro do Engenho Central, próximo ao Teatro Municipal Erotídes de Campos, com funcionamento aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
O outro local é a feira de artesanato no calçadão da Rua do Porto, nas proximidades do Casarão do Turismo, funcionando aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.