Sessão com oito curtas-metragens de animação acontece às 19h na segunda-feira, 28/10
O Museu Prudente de Moraes, equipamento da Prefeitura mantido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), abriga uma sessão de curtas-metragens na próxima segunda-feira, 28/10, a partir das 19h, no auditório do espaço.
A atividade, com apoio do Misp (Museu da Imagem e Som de Piracicaba), integra a programação nacional do Dia Internacional da Animação. A entrada é gratuita.
A sessão exibirá oito curtas, todas eles produções nacionais. Os filmes são Maré Braba (Porto Seguro/Bahia), Manu Sonha com Onças (Rio de Janeiro/RJ), Hoje Eu Só Volto Amanhã (Recife/Pernambuco), Alguns Sinaes (São Paulo/SP), O Nome da Vida (Juiz de Fora/MG), Alcance (São José dos Campos/SP), Absorta (São Paulo/SP) e Receita de Vó (Curitiba/PR).
A DATA – O Dia Internacional da Animação é uma mostra de curtas-metragens de animação com filmes nacionais e internacionais.
As exibições acontecem em várias cidades de norte a sul do Brasil, e a exibição principal é realizada simultaneamente, no dia 28/10, com entrada gratuita.
Em 2024 o evento comemora 21 anos desde sua primeira edição, que aconteceu em 2004 no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de Planeta Terra, filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores.
No dia 28/10 de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) escolheu a data para celebrar o Dia Internacional da Animação.
A partir de então, a comemoração é realizada no Brasil e em mais de 30 países, como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros.
SERVIÇO – Mostra de curtas-metragens no Dia Mundial da Animação. Segunda-feira, 28/10, às 19h, no auditório do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Na rua Santo Antônio, 641, Centro. Entrada gratuita. Informações: (19) 3422-3069.