Evento visa conscientizar a sociedade, sensibilizando a população sobre as questões enfrentadas pela comunidade LGBTQIA+
Dedicado à comunidade LGBTQIA+, a primeira edição do Festival PiraCuir está marcada para acontecer amanhã, sábado, 7/12, a partir das 14h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto.
O evento, com entrada gratuita, tem uma programação diversificada que foca na exibição de filmes, performances e roda de conversa.
Além de promover a inclusão e valorização artística, o evento, com apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e da Biblioteca Municipal, visa conscientizar a sociedade, sensibilizando a população sobre as questões enfrentadas pela comunidade LGBTQIA+.
O nome escolhido para o festival, PiraCuir, é uma fusão entre Piracicaba, a cidade onde o evento é realizado, e uma adaptação do termo queer, uma palavra em inglês que representa aqueles que desafiam os padrões sociais de gênero e orientação sexual.
Queer é usado para descrever pessoas que não se identificam com as categorias tradicionais de gênero ou sexualidade, ou que se sentem fora dessas definições.
A curadoria do festival é Alexsandro Stenico, cineasta e produtor cultural formado em Rádio e TV pela Unesp. Com mais de oito anos de experiência, sua trajetória destaca-se pelo foco em temáticas sociais, especialmente voltadas à comunidade LGBTQIA+.
Entre suas obras, está o premiado documentário O Armário Não É o Nosso Lugar, vencedor no 2º Festival Nacional de Cinema de Lages e selecionado para a 4ª Mostra do Filme Marginal.
SERVIÇO – 1º Festival PiraCuir. Amanhã, 7/12, às 14h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Rua Saldanha Marinho, 333. Entrada gratuita.
Programação completa do PiraCuir:
14h10: Exibição do filme Tudo o Que Importa, de Coraci Ruiz
14h35: Performance artística de Keith Fogosa
15h: Exibição do filme O Armário Não É o Nosso Lugar, de Alexsandro Stenico
16h50: Roda de conversa com o cineasta Alexsandro Stenico, a produtora cultural Beatriz Ferraz e o representante do coletivo Integra Esalq João Penha com mediação de Naômi.
17h55: Performance de dança vogue com Jade Marcilio