Público pode prestigiar, de quarta a domingo, pratos diversificados de 17 nações e muitas apresentações culturais
Mantendo viva a tradição de quatro décadas que une gastronomia mundial, cultura e solidariedade, a 40ª Festa das Nações foi encerrada ontem, 18/05, no Engenho Central, após cinco dias de celebração. Realizada pela Fenapi, a Festa das Nações é promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, com organização das secretarias de Cultura e Turismo, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pela TOOLS Digital Services.
Uma parte dos recursos é oriunda da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal. Toda a renda da festa será revertida em prol de 23 instituições sociais de Piracicaba.
“É uma linda festa e eu queria agradecer a todos os envolvidos na realização, que trabalharam por dias para que tudo acontecesse, agradecer aos mais de cinco mil voluntários que dedicaram parte do seu tempo para ajudar, mas, especialmente, à população que atendeu ao chamado da solidariedade. A Festa das Nações é uma festa da cultura, do turismo, da gastronomia, mas principalmente da solidariedade, na qual 23 entidades utilizam da renda para prosseguir com seus trabalhos durante um ano”, disse Carlos Beltrame, secretário de Cultura, durante a cerimônia de encerramento, que também contou com a presença da secretária de Turismo, Clarissa Quiararia.
Fábio Sanches, presidente da Fenapi, ofereceu um agradecimento especial a todas as milhares de pessoas que participam da elaboração da festa.
“A Festa das Nações se consolida, ano a ano, como um dos maiores eventos filantrópicos da região e do Estado, e todo o trabalho de organização e realização começa meses antes. E esse trabalho que fazemos, em prol de uma causa tão importante, que é beneficiar instituições sociais, envolve muitas pessoas durante o processo, desde Prefeitura e voluntários, até a imprensa e aqueles que atuam nos bastidores, assim como os patrocinadores, que confiam e acreditam neste propósito. Por isso, em nome da Fenapi, quero agradecer a todos que se dedicaram incansavelmente. Em especial, quero agradecer à ex-presidente do Fundo Social, Rosa Maluf, que é a responsável pela criação da festa. Hoje, o que fazemos é dar continuidade a esse grande legado”, destacou.
E finalizando a programação do Palco Principal na Festa das Nações, as Rainhas, que representam as 17 nações integrantes da festa, fizeram sua apresentação.
FAMÍLIA E AMIGOS – A Festa das Nações é sempre um grande ponto de encontro para amigos e famílias se reunirem.
Foi o que fez o casal Mirian e Ilson Fillipini, que levaram o filho, Miguel, para aproveitar a noite da sexta.
“A festa é um momento de confraternização que agrega o propósito social, então viemos para prestigiar o evento e também ajudar as entidades”, disse Mirian.
Já Laura Chinaglia, moradora de Piracicaba, aproveitou a tarde do sábado para almoçar e comentou que prestigiar a Festa das Nações já é uma tradição.
“Venho desde pequena, faço questão de vir todos os anos, é praticamente uma tradição para mim. Eu adoro. Experimentei várias comidas diferentes e, por isso, eu digo que vale a pena vir à festa, é um ambiente muito gostoso”, relatou.
As amigas Adili Maricato e Nair Galante Tibold vieram de Louveira para encontrar uma amiga.
“Aproveitamos a Festa das Nações para visitar minha amiga. São 23 anos de amizade e moramos distantes uma da outra, então a festa é o momento em que nos reencontramos”, contou Adili, enquanto aproveitava a exposição de artesanato, que ficou localizada em espaço exclusivo da Secretaria Municipal de Turismo.
RAINHAS – As rainhas da 40ª Festa das Nações, que representam as 17 nações do evento, são: Giulia de Jesus Valeriano Felicio (África do Sul – Casa do Hip Hop de Piracicaba); Beatriz Souza de Brito (Alemanha – Lions Clube de Piracicaba – Independência); Sabrina Guimarães dos Santos (Áustria – Escola de Educação Especial Passo a Passo); Mariele Nascimento de Brito (Brasil – APASPI – Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba e Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço Pipa); Mayara do Nascimento Francisco (Congo – Casa de Amparo aos Idosos – Cantinho da Vovó Sônia); Gisele Rosolen (Coreia do Sul –
CRAMI – Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância); Nicolle Alcarde Amancio (Espanha – APFP – Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba); Laura Strop Galego (Estados Unidos – AAEPE – Associação Atlética Educando pelo Esporte); Manoela Fonseca Pozar (Holanda – Centro de Reabilitação Piracicaba); Maria Eduarda Visnardi (Itália – Casa do Bom Menino); Giovanna Kaori Takara (Japão – FUNJAPE – Fundação Jaime Pereira); Lívia Sanabio Rego (México – Grupo de Escoteiro São Mário – 144º); Regina Aparecida de Aguiar (Moçambique – LBV – Legião da Boa Vontade); Thais Toledo Piza Silva (Nações Árabes – CESAC – Centro Social de Assistência e Cultura São José); Roberta Luiza dos Santos Alves Felipe (Portugal – Pasca – Pastoral do Serviço da Caridade); Ana Beatriz Mota (Reino Unido – Instituto Formar) e Luana Saipp (Suíça – Escola de Mães Profª Branca Motta de Toledo Sachs).
SORTEIO – Apesar do fim da festa, a promoção Você de Carro Novo, que vai sortear um Hyundai HB20 0km, segue até o dia 10/08.
A aquisição do cupom, ao valor de R$ 10, pode ser feita pelo site oficial da Festa das Nações (https://festadasnacoes.org.br/ – botão RIFA HB20) ou nas sedes das instituições que integram o evento.
O prazo para cadastro do cupom físico e compra no site é 10/08 e o sorteio será no dia 13/08, com apuração em 14/08.
As entidades que disponibilizam os cupons são: Associação A Turma Do Papai Noel, Casa do Hip Hop, Lions Clube de Piracicaba – Independência, Escola de Educação Especial Passo a Passo, APASPI – Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba, Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço Pipa, Casa de Amparo aos Idosos – Cantinho da Vovó Sônia, CRAMI – Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância, APFP – Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba, AAEPE – Associação Atlética Educando pelo Esporte, Centro de Reabilitação Piracicaba, Casa do Bom Menino, FUNJAPE – Fundação Jaime Pereira, Grupo de Escoteiro São Mário – 144º, LBV – Legião da Boa Vontade, CESAC – Centro Social de Assistência e Cultura São José, Pasca – Pastoral do Serviço da Caridade, Instituto Formar e Escola de Mães Profª Branca Motta de Toledo Sachs.
PATROCÍNIO – Os patrocinadores desta edição foram: TOOLS Digital Services (Apresenta); Caterpillar e Hyundai (Ouro); Drogal, Grupo Pirasa, Pecege, ArcelorMittal e Unimed Piracicaba (Prata); e CJ Brasil, Embraplan, Essencial, Savegnago e Unimil (Bronze). Apoio: Doowon, Glovis, Hwashin, Hyundai Mobis, Hyundai Steel, Hyundai Transys, Seoyon E-hwa, S.H., Oji Papéis e Forte Gás. A legendagem oficial é da Skylar e o apoio visual da Chiaro Filmes.
O chope oficial foi Germânia.