Desde 2018

⭐ Piracicaba, 20 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Produtora busca histórias sobre o XV campeão em 1983

XV 1983

Histórica vitória sobre o Bandeirantes de Birigui completará 40 anos

Um documentário para celebrar, recordar e registrar a conquista do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1983 está sendo produzido para ser exibido em novembro deste ano, quando a equipe alvinegra completará 110 anos e o título da então chamada “Segundona”, fará 40 anos.

Com a participação do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba e produção da Solucione Imagens, o documentário “XV 1983: o eterno acesso” será dirigido pelo jornalista e produtor Adriano Perina, que desde o ano passado já trabalho o tema. O Sesc Piracicaba tem interesse na exibição do filme, que será lançado oficialmente no dia 14 de novembro, véspera do aniversário do XV.

“O XV possui 5 títulos da segunda divisão, inclusive um recente em 2011. Mas todos se lembram das histórias, fatos e folclores do jogo do título de 30 de novembro de 1983, onde o Barão de Serra Negra recebeu o seu maior público de toda a história. O vídeo será um registro cinematográfico documental que terá como personagens principais ex-jogadores e torcedores que viveram aquele momento”, explica Perina.

O XV de Piracicaba foi campeão e conquistou o acesso à primeira divisão do futebol paulista com uma rodada de antecedência ao vencer o Bandeirante em casa por 3 a 2 em casa. O XV, comandado pelo técnico Galdino Machado, jogou com: Pizelli, Carluccio, Ailton Luis, Dario (Paulinho, intervalo) e Otavio; Vadinho, Lima e Pianelli; Tim (Chicão, 14 do 2.°), Brandão e Gilberto.

Para a criação do roteiro, contatos e relatos de várias pessoas já estão sendo cadastrados e avaliados pela produtora de vídeos Solucione. Os organizadores ainda estão buscando objetos, pessoas e histórias que possam fazer parte do vídeo. O contato pode ser feito pelo do e-mail producao@solucioneagencia.com.br até o dia 05 de julho.

Segundo o diretor de edição da Solucione Imagens, Felipe Perim, são muitas as histórias daquele jogo, que na verdade foi a última rodada de um quadrangular final. “Um dos fatos que já sabemos é que as agências bancárias e o comércio da cidade fecharam para que os quinzistas fossem ao estádio. Todo relato será avaliado, quanto mais informações e detalhes será melhor para deixar tudo mais emocionante”.

Publicidade