Chegou a vez da equipe DNA XV Sub-20 estrear no Campeonato Paulista. O elenco dirigido pelo técnico Leandro Samarone entra em campo na tarde desta sexta-feira, 12, para seu primeiro desafio pela competição, que será diante do União São João, às 15h00, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, em Piracicaba, com entrada gratuita. Nesta etapa inicial do torneio, os times compõem o grupo 5, que conta ainda com Internacional de Limeira, Cosmopolitano, Independente e Rio Branco.
A primeira fase tem ainda outros 11 grupos com seis e um com cinco componentes. As partidas são dentro das próprias chaves, em turno e returno, classificando-se os dois primeiros de cada uma delas e os seis melhores terceiros colocados. “Trata-se de um jogo envolvendo dois clubes de muita tradição, que são reveladores de talentos. Importante começarmos com o ‘pé direito’, mostrando uma evolução diária, em uma chave difícil, com diversos clássicos”, disse o treinador quinzista.
“Estamos nos preparando, para que os jogadores possam se desenvolver a cada jogo ao longo do campeonato, o que é importante para eles e para a instituição”, seguiu Samarone, que comentou também sobre o fato de iniciar a disputa em casa. “São jovens que ainda estão em processo de maturação, e nós, enquanto comissão técnica, trabalhamos a ansiedade dos atletas passando questões relacionadas à nossa forma de atuar e a do adversário, entre outros aspectos”, externou.
O elenco do Alvinegro Piracicabano se encontra, neste momento, envolvido em outro certame, a Paulista Cup, em que está nas semifinais. O Nhô Quim joga com o Referência na próxima terça-feira, às 8h00, no CDC (Clube Desportivo da Comunidade) Jaguaré, conhecido como Campo do Caju, em São Paulo. A outra semifinal, em encontro único, será na mesma data, às 13h30, entre Independente e Clube Vital de Ibiúna, no Hotel Fazenda APM, em Mairiporã. Empate leva a decisão aos pênaltis.
Além disso, o DNA XV Sub-20 integrou recentemente a Lazio Cup, a qual ficou em terceiro lugar. “São oportunidades para os jogadores mostrarem suas valências e tudo que é treinado, almejando a chegada ao profissional, e desde a base sabendo a importância de representarem uma camisa de tamanha relevância como a do XV. Tudo isso faz parte do processo”, ressaltou o treinador, que iniciou sua trajetória como atleta profissional nas categorias de base do Alvinegro Piracicabano.
As categorias de formação do XV de Piracicaba contam com a subvenção de projetos federais.