Desde 2018

⭐ Piracicaba, 23 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Engenho Central abriga oficina de capoeira voltada só para mulheres

Mestre Gilson ensinará movimentos e gingas no Armazem 10, neste sabado

Capoeira Para Elas, neste sábado (25), terá diversos momentos, desde o acolhimento até a prática do esporte, das 14h às 18h, no Armazém 10

O Armazém 10, do Parque do Engenho Central, abriga neste sábado (25), das 14h às 18h, uma oficina de capoeira voltada exclusivamente às mulheres. O evento Capoeira Para Elas, comandado pelo mestre Gilson Francisco Angelelli, é mais uma ação alusiva ao mês em que se celebra – em 8/03 – o Dia Internacional da Mulher, promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba (CDCPN). A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.

O Capoeira Para Elas terá diversos momentos, desde o acolhimento até a prática da capoeira, como conta Mestre Gilson. “Vamos conversar sobre a importância da mulher no esporte e, neste caso, na capoeira. As mulheres já praticavam capoeira em séculos passados, enfrentando preconceitos e quebrando barreiras”, ele conta.

Mestre Gilson reforça que o Capoeira Para Elas é voltado para mulheres iniciantes na prática e também para capoeiristas experientes. “Os benefícios são os mesmos para qualquer nível no esporte. A capoeira é boa para a autoestima e para a saúde, não existe idade para começar”.

O encontro começará com alongamento e, em seguida, Mestre Gilson ensinará movimentos básicos da capoeira, além de falar da importância da parte rítmica com os instrumentos, terminando com uma roda. “Será uma vivência completa da capoeira para elas”, destaca o professor.

Mestre Gilson é capoeirista desde 1978. Formou-se no esporte em São Paulo, no grupo Filhos de Luanda, do Mestre Ousado, e desde então não parou de ensinar e praticar a capoeira. Em Piracicaba, é o fundador da Associação de Capoeira Libertação, o primeiro grupo de capoeira genuinamente piracicabano.