Desde 2018

⭐ Piracicaba, 28 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Atleta de natação da Selam conquista pódio em prova internacional

4267e980-8ffb-48cd-8ae9-3797646b4ee8

Luise Marta Bauch, 71, levou o bronze na 1ª Prova Circuito Nacional Águas Abertas, da Madeira Island Ultra Swim, em Portugal

Atleta de natação da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba), Luise Marta Bauch conquistou neste fim de semana, em Porto Santo, ilha no arquipélago Madeira, em Portugal, o 3º lugar do pódio da 1ª Prova Circuito Nacional Águas Abertas, da Mius (Madeira Island Ultra Swim). Aos 71 anos de idade, ela participou da competição na categoria 55+. Nadou 5km no mar, por 2h22min21s, e agora retorna para casa, em Piracicaba, com a medalha de bronze na bagagem.

“Estou muito feliz por ter feito esta prova em uma ilha maravilhosa como a Porto Santo. A água estava um pouco fria para nós brasileiros, mas consegui chegar ao fim, o que me deixou bastante feliz”, disse Luise ao jornal português Diário de Notícias. Ela está em viagem de volta ao Brasil.

Em áudios enviados a grupos de amigos em aplicativo de conversa após o término da prova, Luise contou sobre os desafios que teve de enfrentar até o final do percurso, como cãibras, frio e nariz entupido. “Eu estourei o tempo da prova, que era de duas horas, mas consegui terminar. Eu fiz uma reclamação que a categoria 55+ para 71 anos são 16 anos de diferença, então, competi com a moçada de 55 anos e consegui o terceiro lugar, graças a Deus”, afirmou.

Nascida em São Paulo, Luise é mãe de três filhos e avó de quatro netos. Aos 61 anos de idade, após sentir o estresse interferindo na própria saúde, se inscreveu no Clube de Corrida e Caminhada do Sesc Piracicaba. Tempo depois, teve problemas no joelho e foi proibida pelo médico de correr por dois meses. Diante disso, decidiu praticar natação do Clube de Campo de Piracicaba e tomou gosto pelo esporte na água. Passou a participar de competições e, em 2017, quando estava em Brasília, um técnico a observou, perguntou se ela gostaria de competir aquatlon e, caso ela conseguisse o índice classificatório, poderia integrar a seleção brasileira, pois não havia nenhuma atleta feminina na mesma faixa etária. Ela conseguiu o índice e foi convocada para a seleção brasileira de Aquatlon, aos 65 anos de idade, participando de diversas provas internacionais e conquistando classificações entre as TOP10.

No primeiro quadrimestre deste ano, Luise participou, em Lenções Paulista, da fase regional dos Jomi (Jogos da Melhor Idade), competição organizada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e que reúne exclusivamente atletas com mais de 60 anos de idade. Na ocasião, ela conquistou o primeiro lugar nas categorias 50m nado costas e 50m nado livre e se classificou para a competição Estadual, que está marcada para acontecer entre 26/06 a 2/07, em São José do Rio Preto.

“É muito gratificante ver que atletas que treinam conosco na Selam estão tendo conquistas pelo mundo. A Luise é exemplo de vivacidade e de dedicação e, com certeza, tem muito a conquistar ainda”, disse o titular da Selam, Hermes Balbino.