
Ao longo da caminhada pelo Cemitério da Saudade, as lendas são contadas pelo idealizador da atividade, o roteirista e compositor Thiago de Souza, com informações complementadas pelos historiadores piracicabanos Paulo Renato Tot Pinto e Mauricio Beraldo, autores do livro o Somos Todos Iguais, lançado no ano passado, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o local.
Entre as histórias explanas durante a visita estão a de Prudente de Morais, que foi o primeiro civil a assumir o cargo de presidente do Brasil, e o padre Galvão Paes de Barros, cujo túmulo está inserido na lenda de que, ao ser conduzido para o enterro no cemitério, teria caído no lugar onde está até hoje, porque quando o caixão caiu não houve força humana capaz de erguê-lo para deslocar a outro local. O roteiro trata, ainda, de figuras como o médico Alfredo Cardoso, considerado um milagreiro, e o pintor e desenhista Almeida Junior, conhecido principalmente por pintar o cotidiano da vida interiorana paulista.
“O Cemitério da Saudade tem valor histórico incontestável, além de riquezas artística e arquitetônica. É um aparelho público que, além de aplicações sanitárias, colocou lado a lado, desde quando foi criado, personalidades que contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento de Piracicaba, portanto, é um espaço também para aprender muito sobre a cidade”, comentou, Alessandra Freire.
As lendas que integram a caminhada Saudade e Suas Vozes podem ser conferidas no canal do projeto no YouTube (www.youtube.com/c/OQUETEASSOMBRA).
SERVIÇO – Inscrições para a Caminhada turística noturna Saudade e Suas Vozes. Dia 10/11, a partir das 19h, no site turismopiracicaba.com.br.