Com exibições gratuitas, roteiro aborda diversidade, afeto familiar, educação e os desafios da pré-adolescência
Piracicaba recebe nesta semana a estreia da série infantil A Barraca de Guto, produção da Pitaco Filmes realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura.
A primeira exibição acontece amanhã, sexta-feira, 11/04, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto.
A segunda sessão será na terça-feira, 15/04, às 19h30, na Estação da Paulista. Ambas são gratuitas e abertas ao público, com bate-papo com a equipe após as sessões.
Com direção de Murilo Bonini e roteiro assinado por Isabela Taffuri, A Barraca de Guto é uma produção original de Piracicaba que narra a história de Guto, um garoto de dez anos que vive com suas duas mães, sua irmã e o avô, Vô Dega.
Para estimular a imaginação do neto, o avô monta uma barraca no quintal onde cria um universo mágico de histórias.
A série resgata o encanto da infância e apresenta mensagens educativas voltadas tanto para crianças quanto para adultos.
A inspiração para a criação da série veio de uma lembrança pessoal da roteirista.
“A ideia surgiu da minha infância, quando meu avô montava uma barraca de cobertores para contar histórias. Era um espaço de conexão e imaginação. Acreditamos que isso pode gerar identificação e afeto em quem assiste”, conta Isabela Taffuri.
Além da proposta lúdica, a série também se destaca pelo conteúdo educativo e inclusivo. Cada episódio aborda temas específicos como diversidade, relações familiares, inclusão, higiene e as transformações da pré-adolescência.
“Conversamos com pais e professores para entender quais assuntos gostariam de ver retratados, e o retorno foi essencial para compor o roteiro. Abordamos, por exemplo, as diferenças de idade entre irmãos e a importância da convivência mesmo em fases diferentes da vida”, explica a roteirista.
Inspirada em clássicos da televisão como Castelo Rá-Tim-Bum e Mundo da Lua, a série utiliza uma linguagem acessível e visualmente criativa, com elementos nostálgicos que também encantam o público adulto.
“Queremos que pais e filhos assistam juntos, criando um momento de troca e memória”, completa Taffuri.
Para a produtora Amada Girotto, a realização da série representa também um posicionamento cultural da produtora.
“A Pitaco, assim como outros criadores aqui do interior, tem o objetivo de descentralizar o polo cinematográfico, mostrando que é possível, sim, fazer cinema no interior. As nossas produções têm muito de Piracicaba. Em todas elas, a gente evidencia essa cultura.Políticas como a Paulo Gustavo e a Aldir Blanc ajudam a fomentar esse propósito de descentralizar e de contar histórias no interior.”
Além das exibições em Piracicaba, a série prevê circulação por outros espaços culturais da cidade e da região, ampliando o acesso ao audiovisual de qualidade produzido no interior.
Sobre a Pitaco Filmes – A Pitaco Filmes é uma produtora audiovisual independente sediada em Piracicaba, formada por profissionais apaixonados pela arte de contar histórias.
Com atuação em curtas-metragens, séries, documentários e videoclipes, a produtora acredita no poder transformador da cultura e no impacto social gerado pelo audiovisual. Suas obras valorizam narrativas autênticas, sensíveis e conectadas com o cotidiano, sempre com o compromisso de fortalecer o cinema feito no interior.
SERVIÇO – Estreia na Biblioteca Municipal da série A Barraca de Guto – Sexta-feira, 11/04, às 19h. Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto – Rua Saldanha Marinho, 333 – Centro, Piracicaba.
Exibição na Estação da Paulista – Terça-feira, 15/04, às 19h30.
Avenida Doutor Paulo de Moraes, 1580 – Paulista, Piracicaba
Informações pelo telefone (19) 3433-3674.