Mostra, no Armazém 9 do Engenho Central, reúne páginas feitas pelos jornalistas e cartunistas que passaram pela publicação
O 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba reúne, além da sua mostra principal, uma série de exposições paralelas de grande valor, que muito agregam ao evento. Entre elas, está “Pasquim 50 Anos”, aberta no Armazém 9 do Engenho Central, com material organizado pelo cartunista Alcy Linares, que divide o design gráfico com RafiAchcar. A entrada é gratuita e acontece às quintas e sextasfeiras, das 9h às 17h e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.
Trata-se de uma homenagem ao jornal Pasquim, que chegava às bancas há 50 anos e ficou marcado pelo caráter irreverente e contestador, durante os sombrios anos do regime militar, por apresentar uma nova estética que conquistou o público.
“A exposição busca mostrar para o público de hoje o que era o trabalho feito pelo Pasquim. A mostra reúne páginas feitas pelos grandes jornalistas e cartunistas que passaram pelo jornal, numa seleção dos primeiros números”, afirma Alcy Linares.
A publicação reuniu, ao longo de sua história, entre fixos e colaboradores, grandes jornalistas e cartunistas, como Jaguar, Tarso de Castro, Sergio Cabral, Ziraldo, Millôr Fernandes, Henfil, Paulo Francis e muitos outros, como o próprio Alcy.
O Pasquim foi um jornal que revolucionou a linguagem da mídia e que surpreendeu ao obter grande sucesso com os jovens. Criou ‘moda’no jornalismo, na forma de fazer entrevista, usar uma linguagem mais informal, coisa que os outros jornais depois passaram a seguir. É um fenômeno jornalístico e editoria. Quem visitar a exposição vai poder ver como o Pasquim era forte e que, mesmo iniciado há 50 anos, é algo que ainda é atual. É uma exposição muito interessante”, diz o artista.
46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
O Salão de Humor está aberto no Engenho Central e reúne, em sua mostra principal, 449 trabalhos, produzidos por 217 artistas de 34 países: Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bahrein, Bélgica, Brasil, Bulgária, Burkina Faso, Canadá, China, Colômbia, Cuba, Emirados Árabes, Eslováquia, Espanha, França, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, México, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Sérvia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Uzbequistão.
Os trabalhos foram selecionados entre os 2.781 recebidos. O evento tem uma programação extensa e diversificada que, além da mostra principal, conta ainda com o Salãozinho de Humor, exposições paralelas e oficinas.
A programação completa e mais informações podem ser obtidas na página oficial do evento: www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br ou pelas redes sociais: @salaodehumor. piracicaba (Facebook) e @salaodehumordepiracicaba (Instagram).
Serviço
O 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba fica aberto até o dia 27 de outubro de 2019, no Engenho Central. Visitação: quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Entrada gratuita.