Desde 2018

⭐ Piracicaba, 23 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Primeiro dia do Animaférias apresenta bastidores do Zoo Municipal

Na sala veterinária, todos aprenderam como é o tratamento dos animais, bem como sobre os cuidados médicos que cada espécie demanda

Atividade acontece duas vezes por ano, durante as férias escolares, com crianças de sete a dez anos

Como forma de apresentar e destacar o papel dos zoológicos na preservação da fauna, o Animaférias teve início nesta terça-feira (18), no Zoo Municipal. As atividades são destinadas a crianças de sete a dez anos, que se inscreveram previamente para participar do evento. O Animaférias é uma realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap).

No primeiro dia, as crianças participaram de uma visita monitorada aos bastidores, na qual puderam conhecer como o Zoo funciona, acompanhando o trabalho dos funcionários na cozinha e na sala veterinária. Além disso, visitaram os recintos da arara-azul-grande, dos macacos-aranha-de-cara-preta, da coruja suindara, dos quatis, dos lobos-guarás, dos macacos-prego, dos tigres e do tamanduá-bandeira.

Na cozinha, foi explicado o processo de alimentação dos animais, respeitando os hábitos de cada espécie, seja ela carnívora ou herbívora. Carne, frutas, legumes, raízes e ração, como complementação, são oferecidos aos animais do Zoo – amanhã, as crianças farão uma atividade de enriquecimento ambiental com alguns animais, como forma de reforçar o aprendizado sobre os hábitos alimentares deles.

Na sala veterinária, todos aprenderam como é o tratamento dos animais, bem como sobre os cuidados médicos que cada espécie demanda.

“O Animaférias é realizado há mais de 20 anos, durante as férias escolares. Fechamos um grupo com 25 crianças, de sete a dez anos, e todo ano a equipe do NEA desenvolve uma programação focada em destacar o papel do Zoológico Municipal na preservação das espécies, de forma lúdica e educativa, ressaltando o bem-estar animal e a conservação da fauna, flora e biodiversidade. Na atividade de hoje, as crianças puderam conhecer como é o trabalho técnico e depois passaram por uma avaliação, com o objetivo de entender o quanto eles aprenderam. Nosso foco é que as crianças aprendam e também levem para a casa esse conhecimento, levem para suas famílias, porque isso estimula a conscientização”, explicou Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da Simap, que acompanhou a turma no dia de hoje.

O pequeno Matheus Elias Nunes, de oito anos, está participando pela segunda vez do Animaférias. “Estou achando bem legal, muito divertido. Vim com um amigo meu e já expliquei para ele como é a natureza desse local. Mas também estou aprendendo muitas coisas. Gostei muito da sala veterinária, aprendi como eles tratam os animais no Zoo. É bem legal essa atividade porque faz com que as crianças cuidem melhor dos animais”, contou.

O que eu achei mais legal foi que eu vi um filhote de tamanduá-bandeira. E amanhã a gente vai fazer atividades com os bichos. Tá sendo muito legal”, completou Zoe Brito, de sete anos, que está participando do Animaférias pela primeira vez.

O PROGRAMA – O Animaférias faz parte do PREÁ – Programa de Educação Ambiental do Zoo, o qual visa estimular a percepção das crianças em relação ao meio em que vivem e contribuir para a formação de uma consciência de que todos os seres fazem parte de uma mesma natureza.

Neste ano, o tema é Somos Todos Amigos dos Bichos e as atividades têm como objetivo falar sobre a interação humano-fauna e a preservação das espécies. De forma educativa, o NEA mostrará o trabalho realizado no Zoo e a importância dos zoológicos para a conservação da fauna.

As atividades têm como diferencial o enriquecimento ambiental, que são intervenções no ambiente do recinto, proporcionando distrações e estímulos físicos e de raciocínio para melhor qualidade de vida dos animais. Além disso, também conhecerão a rotina do Zoo, fazendo o percurso da visita aos recintos de uma forma diferente e interativa. Também serão abordados assuntos relacionados à biodiversidade e aos impactos causados pelos homens na vida dos animais silvestres. Por fim, as crianças poderão descobrir mais sobre o Zoo ao entrevistarem os técnicos e funcionários, na brincadeira Profissão Repórter.

As edições do Animaférias acontecem duas vezes por ano, em janeiro e em julho, meses de férias escolares. As inscrições são limitadas a 25 participantes, que devem se inscrever previamente – o grupo participa diariamente de todas as atividades.