Desde 2018

⭐ Piracicaba, 27 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Novela policial aborda respeito à diversidade sexual

0dc6d180-edc2-4f31-a881-ac2b77e18018

“Walter Wanted ou O Evangelho Queer de São José” é novo livro de Ademir Barbosa Júnior

Um escritor recebe um adiantamento de uma editora para escrever o ensaio “O evangelho queer de São José”. Durante o processo, nutre o desejo de escrever a novela policial “Walter Wanted”, onde Milena Sais de Banho contrata DT para encontrar Walter, o noivo desaparecido. Entre notas para o ensaio e a novela policial que não sabe se escreverá, o escritor revela um pouco de seu cotidiano e de figuras como Lô (a atriz que se sente desconfortável com as coxas grossas e usa moletom cor de molho rosê), a moça do pudim e da piscina (amiga encarregada de cuidar das questões funerárias e editoriais do autor) e Suellen (a funcionária do nariz redondinho da padaria QGostoso, motivo de chacota por ser leitora e fã do escritor). Esse é o enredo de “Walter Wanted ou O Evangelho Queer de São José” (Opera Editorial), de Ademir Barbosa Júnior (Dermes).

Mais conhecido por seus livros e artigos sobre religiões de terreiro e terapias holísticas, Dermes possui diversos livros de ficção (poesia, infantis etc.), incluindo a novela policial “Quem matou João Paulo” (Apeku Editora), publicada em 2021, referência para diversos trabalhos jornalísticos, dentre eles a série de podcasts “Medo do Escuro”, recentemente veiculada pelo G1 e coordenada pelo jornalista Rodrigo Pereira. O livro se baseia num crime real ocorrido em Piracicaba, em 1989. Sobre o novo livro, o autor afirma que a diversidade sexual, a multiplicidade de modelos familiares, o protagonismo feminino e outros temas permeiam tanto as aventuras das personagens envolvidas na trama policial quanto as reflexões do fictício Evangelho Queer de São José. “Da permeabilidade e das porosidades entre os três universos (o ensaio sobre teologia queer; o processo de criação da novela policial e o cotidiano do escritor), trifurcam-se caminhos de descobertas, experiências e epifanias sensíveis e bem-humoradas”, explica Dermes. “A temática queer, da fluidez de gêneros é abordada a partir da evocação e da releitura de figuras, episódios e símbolos sagrados no Ocidente cristão. Nesse sentido e no livro, São José é figura central. É uma novela policial como o leitor nunca viu”, comemora o autor. O livro está em pré-venda com desconto especial no site operaeditorial.com.br.

Ademir Barbosa Júnior (Dermes) é autor de dezenas de livros, alguns com traduções e prêmios diversos. Doutorando em Comunicação pela UNIP (bolsa CAPES/PROSUP), Mestre em Literatura Brasileira pela USP, onde também se graduou em Letras, Doutor honoris Causa pelo MCNG-IEG (2018) e pela FEBACLA (2019) e Pós-graduado em Ciências da Religião pelo Instituto Prominas, é patrono e titular da cadeira 62 da Academia Independente de Letras, com a divisa “Axé”, e membro da União Brasileira de Escritores (UBE).