Desde 2018

⭐ Piracicaba, 6 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Biblioteca Municipal e MISP exibem Nosferatu, clássico do cinema expressionista alemão

Nosferatu é um filme de 1922 que é referência no gênero terror até os dias atuais.

Sessão gratuita acontece sexta-feira, 14/03, às 19h, destacando um dos marcos do cinema de terror e do expressionismo alemão

A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto e o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP) promovem nesta sexta-feira, 14/03, às 19h, a exibição gratuita de Nosferatu (1922), clássico do cinema mudo dirigido por F. W. Murnau. A sessão integra a programação especial dedicada à história do cinema.

Considerado um dos primeiros filmes de terror da história, Nosferatu é um dos principais expoentes do expressionismo alemão.

Inspirado no romance Drácula, de Bram Stoker, o longa-metragem inovou ao criar uma atmosfera de suspense por meio do uso de sombras, cenários distorcidos e uma iluminação contrastante.

A obra marcou o cinema por sua abordagem visual única, utilizando técnicas inovadoras de enquadramento e profundidade de campo para amplificar o sentimento de inquietação do espectador.

A produção do filme estabeleceu convenções que se tornaram marca registrada do gênero, como a caracterização do vilão com feições exageradas e a iluminação contrastante que realça o terror da narrativa.

Além disso, a expressividade dos atores, característica do cinema mudo, intensificou o impacto dramático das cenas, tornando Nosferatu uma referência essencial para a construção do horror cinematográfico e do estilo gótico no cinema.

O assessor do MISP, Rober Caprecci, destaca a importância do filme.

“Nosferatu é um clássico do cinema mundial e um marco do expressionismo alemão. Com seu uso marcante de sombras, iluminação dura e maquiagem intensa, criou uma estética única que potencializa o terror. Além de inovar na linguagem cinematográfica, influenciou diretamente o gênero, estabelecendo convenções que são utilizadas até hoje. Seu impacto foi tão grande que a história já foi revisitada em diversas adaptações, incluindo produções contemporâneas que concorreram a grandes premiações. Nosferatu segue sendo referência fundamental para a construção do cinema de horror moderno”, explica.

A exibição faz parte do projeto Cineteca, uma parceria entre a Biblioteca e o MISP, com apoio do MIS-SP e do projeto Pontos MIS.

SINOPSE – O corretor de imóveis Hutter viaja para vender um castelo ao excêntrico conde Graf Orlock. Durante sua estadia, descobre que seu anfitrião é, na verdade, um vampiro milenar que espalha o terror pela região de Bremen, na Alemanha.

Enquanto luta para escapar, sua esposa, Ellen, passa a ter uma estranha conexão com o conde, tornando-se peça-chave na batalha contra o mal.

SERVIÇO – Cineteca, exibição do filme Nosferatu. Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto.

Rua Saldanha Marinho, 333 – Centro, Piracicaba – SP. Sexta-feira, 14/03, às 19h.

Entrada gratuita.

Informações pelo telefone (19) 3433-3674.

 

Publicidade