Evento tem, em sua mostra principal, 449 trabalhos, produzidos por 217 artistas
Um dos maiores eventos do mundo na área do humor gráfico, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba está de portas abertas para a sua 46ª edição. A abertura oficial ocorreu no sábado, 10, no armazém 14 do Engenho Central. Também foi aberto o 17º Salãozinho de Humor, no Armazém 5, e o salão de exposições paralelas, no armazém 9. O salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e Cedhu (Centro Nacional do Humor Gráfico). A entrada é gratuita.
O evento tem, em sua mostra principal, 449 trabalhos, produzidos por 217 artistas de 34 países. Ao todo, são 103 caricaturas, 59 cartuns, 47 charges, 24 esculturas e 81 tiras, além de 59 trabalhos para a categoria temática Imigração, 42 trabalhos para a categoria Infância Arcor e 34 para Saúde Unimed.
As obras são de artistas dos seguintes países: Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bahrein, Bélgica, Brasil, Bulgária, Burkina Faso, Canadá, China, Colômbia, Cuba, Emirados Árabes, Eslováquia, Espanha, França, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, México, Peru, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Sérvia, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Uzbequistão.
Mais uma vez tivemos um grande número de trabalhos, oriundos de diferentes países, o que ressalta a importância de salão junto aos artistas de nacionalidades distintas. Estamos muito felizes com a qualidade do material, que mostra que o evento, por mais um ano, será referência”, afirma Rosângela Camolese, titular da SemacTur.
As obras foram selecionadas, entre as 2.781 recebidas, por outro júri (de seleção), formado por Luiz Marangoni (chargista), Francisco Galvão (produtor cultural), Bete Nicastro (jornalista), Glaucia Davino (historiadora), Rosana Amorim (cartunista) e Fausto Bergocce (cartunista).
O resultado foi muito produtivo, com trabalhos que transitam por temas atuais e também por formas caricatas e até reais. São obras muito originais, que nos fazem crer que o salão está muito bem para um ‘quarentão’, ao permanecer crítico e questionador”, diz Erasmo Spadotto, diretor do Cedhu.
Salãozinho
O 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba reunirá 108 trabalhos na categoria entre 7 e 10 anos e 109 na categoria entre 11 a 14 anos, totalizando 217 obras, entre as 3.200 recebidas. O júri do evento voltado a crianças e adolescentes foi formado por Sara Pinotti e Maurice Scarpari
Paralelas
O 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba conta com uma programação extensa e diversificada que, além da mostra principal e do Salãozinho de Humor, reúne muitas exposições paralelas e oficinas. A programação completa e mais informações podem ser obtidas na página oficial do evento: www.salaodehumor. piracicaba.sp.gov.br ou pelas redes sociais.