Desde 2018

⭐ Piracicaba, 25 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.
[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Nos dois últimos anos, Piracicaba anunciou R$ 5 bilhões em investimentos diretos

Alexandre-Soares-prefeito-Luciano-Almeida-e-Jose-Luiz-Guidotti-durante-momento-da-coletiva-768x512

Para o ano de 2023, são esperados, a ampliação de todos esses projetos e início de outros

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) fez um balanço das atividades realizadas nos anos de 2021 e 2022. Segundo a Secretaria, foram anos intensos, com projetos entregues, números exuberantes e avanços significativos em nossa cidade, colocando a Semdettur, em uma posição estratégica na gestão municipal, cumprindo seu papel de promover o desenvolvimento econômico, gerando trabalho, renda e receitas públicas.

Até o momento, já foram anunciados R$ 5 bilhões em investimentos diretos em novas plantas industriais, como a mais moderna e sustentável fábrica de papelão do mundo, e a primeira planta de biometano do mundo, como também ampliações em fábricas já em operação e o recente anúncio de empresa prestadora de serviços técnicos, que abrirá frentes de trabalho para 3 mil pessoas.

Segundo o secretário, José Luiz Guidotti Júnior, “os dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), mostram que revertemos um cenário sombrio da gestão passada, com geração negativa de empregos (-1754 em 2017, +193 em 2018, -1956 em 2019, e -369 em 2020) entregando um saldo negativo de -3886. Dados consolidados no período de janeiro de 2021 e novembro de 2022 totalizam 15.209 empregos gerados em Piracicaba. Somam-se esses números com os empregos que serão gerados nos investimentos já anunciados, em torno de outros 10 mil”. Ele disse ainda, que a previsão é anunciar outros grandes investimentos de empresas multinacionais que se instalarão em Piracicaba.

O secretário também mostrou a importância dada aos projetos que envolvem toda a cadeia produtiva, do ambulante ao grande empregador, do desempregado ou micro e médio empreendedor. E lembrou dos projetos, Emprega-Pira (oferta de vagas de empregos), Empreenda-Pira (regularização de food trucks, que já são 160 que movimentaram em 2022 meio milhão de reais), Qualifica-pira (maior contratação de cursos de qualificação com o Senai, Senac, Sebrae e agora com a Fumep), 2ª Feira da Empregabilidade (Conexão do mercado de trabalho) HUB Piracicaba (Núcleo Parque Tecnológico e Núcleo Fumep, com mais de 500 visitas em 6 meses), manutenção geral do aeroporto municipal que encontrava-se em estado semiabandonado, reorganização do setor de Turismo e dos atrativos turísticos, igualmente abandonados, com concessão para a iniciativa privada, e eventos que tornaram-se um sucesso, como o turismo noturno nos cemitérios, e o Comida de Rua, além da intensa programação de Natal.

Para o ano de 2023, são esperados, a ampliação de todos esses projetos e início de outros, como: HUB do Trabalho na FUMEP, Emprega-Pira nos bairros, Banco de empregos, Meu Futuro Emprego nas escolas, Qualificação com o dobro de vagas ofertadas, Oficina sobre o Futuro do Emprego, Maratona das Startups, Sandbox Piracicaba, Recapeamento da pista do aeroporto, concessão do espaço para novos hangares e restaurante no aeroporto, concessão do elevador panorâmico e parques e restaurante do Mirante, reforma do Deck, Guarda Corpo e Iluminação da rua do porto, reforma da casa do artesão e implantação do Parque das Esculturas em seu entorno, Encontro Regional de Carros antigos e motocicletas, Festa Aviatória, Incorporação da área do Uninorte para disponibilizar para pequenas indústrias.

O secretário ressaltou o apoio do prefeito Luciano Almeida em todas as ações, “uma vez que, com sua visão estratégica, tem enfrentado a reestruturação das secretarias, que em regra tem sido muito criticada inicialmente, mas que, com o tempo já nos mostra que está sendo o melhor caminho a ser trilhado. Igualmente importante seu apoio para que propuséssemos a extensão do perímetro Parque Tecnológico Piracicaba até a Fumep e a ampliação do perímetro industrial no bairro Itaperu, permitindo a vinda de empresas para este local. Visão inversa teve a administração passada, que fez justamente o contrário, suprimindo mais de 3 Milhões de m² de área industrial”.

Com todas as ações da secretaria, Piracicaba subiu 31 posições no ranking de melhores cidades para se investir na Indústria, estando entre as 10 melhores do Brasil e a 3ª do estado de São Paulo.