Piracicaba fechou o mês de agosto com saldo positivo de 1.177 empregos formais, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados quinta-feira (29). No total foram registradas 6.115 admissões contra 4.938 demissões no período. No acumulado de janeiro até agosto, Piracicaba conta com saldo positivo de 6.270 postos de trabalho.
O setor de Indústria foi o que teve o maior saldo positivo, com 405 novas vagas. Em seguida vem o setor de Comércio, com 345 vagas, seguido do setor de Serviços, com 362 vagas de saldo positivo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Júnior, comemorou esse resultado, lembrando que desde janeiro, Piracicaba vem dando mostras da sua recuperação econômica, com o aumento gradativo do saldo de empregos com carteira assinada.
Guidotti ainda creditou o bom desempenho da Indústria neste mês ao setor de montagem de máquinas e veículos automotivos, responsável por 259 contratações de saldo, do total das 405 novas vagas. “Com certeza as contratações da Hyundai e Caterpillar influenciaram neste resultado”, disse.
FAIXA ETÁRIA – A faixa etária mais beneficiada com as contratações de agosto foi a situada com idade entre 18 e 24 anos, com saldo de 599 contratações, seguida dos que possuem idade entre 30 e 39 anos, com saldo de 205 contratações e dos que possuem idade entre 25 a 29 anos, com saldo de 185 postos de trabalho.
Quando comparados por grau de instrução, os trabalhadores com Ensino Médio completo foram os mais beneficiados, com saldo de 703 contratações, seguidos dos que possuem Ensino Superior completo, com saldo de 142 contratações, e dos que possuem Ensino Fundamental completo, com 123 contratações