Desde 2018

⭐ Piracicaba, 7 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

SME promove seminário de práticas em educação física escolar

Ação visa reunir os professores para compartilhar experiências e aprimorar as práticas

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Piracicaba realizou ontem, 29/10, na Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), os primeiros encontros que integram o 2º Seminário de Práticas em Educação Física Escolar.

A ação continua no dia 05/11 e tem como objetivo promover um momento de troca de experiências entre os profissionais da área.

Cerca de 40 professores de educação física da rede participam do evento, que ocorre durante o horário de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), um tempo reservado para estudo e aprimoramento das práticas docentes.

Ontem, pela manhã, a discussão foi acerca da importância da educação física para a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos, com relatos de experiências como a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbal, seguido de uma apresentação sobre os benefícios da capoeira para a saúde e o bem-estar dos alunos.

No período da tarde, o foco foi nas competições esportivas e nas práticas culturais no ambiente escolar. O professor João Pedro Waltrik, que atua na escola municipal Professor José Pousa de Toledo, no bairro Bosques do Lenheiro, compartilhou sua experiência sobre a participação dos alunos no festival esportivo Metropira, ressaltando o impacto positivo da participação em competições e a importância de discutir questões como ganhar e perder.

Em seguida, o professor Renan Fernandes Martin, da Escola Municipal Francisco Correa, apresentou sobre a prática do samba de lenço com alunos do 1º ano do ensino fundamental, exibindo vídeos e fotos das atividades para ilustrar o uso dessa manifestação cultural como ferramenta pedagógica.

As ações do seminário continuam no dia 05/11 com discussões sobre temas como ritmo corporal, dança e o brincar.

No dia 12/11 será realizado o encontro de encerramento, onde os participantes discutirão temas e estratégias para o ano de 2025, visando a elaboração de um plano de ação que contemple as necessidades e inovações na educação física escolar para o próximo ano.