Evento prossegue até o dia 24/01, nos períodos manhã e tarde, e deve reunir cerca de 3.000 profissionais em três espaços
Na manhã de hoje, 20/01, ocorreu o início do processo de Formação Continuada para os professores da Rede Municipal de Educação, voltada à Educação Especial na perspectiva inclusiva, iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Mais de 800 profissionais participaram presencialmente neste primeiro dia, no período da manhã, em três espaços distintos: Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, no Centro de Formação Educacional Prof. Antônio Carlos de Mendes Thame e Anfiteatro da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep).
A abertura oficial aconteceu no Centro Educacional Prof. Antônio Carlos de Mendes Thame, com a presença da secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, reunindo 300 pessoas.
O público presenciou a palestra sobre Estratégias para regulação do comportamento do aluno com transtorno do espectro autista, ministrada por Denise Mayara do Prado Santos Oliveira, pedagoga mestre em neurociência e especialista em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Nos demais espaços aconteceram palestras com os professores Luiz Paulo Moura Soares, psicopedagogo e especialista em educação especial, e Maria Eduvirges Guerreiro Leme, mestra em metodologias do ensino de linguagem e suas tecnologias.
Nos próximos dias serão abordadas as seguintes temáticas: Olhando para o Transtorno do Espectro Autista, abordando seu desenvolvimento para montagem do Plano Educacional individualizado (PEI), Desvendando o TDAH – Estratégias para aprendizagem e Politicas públicas para uma educação inclusiva.
O evento prossegue até o dia 24/01, nos períodos manhã e tarde e deve reunir cerca de 3.000 profissionais, entre professores de educação infantil, ensino fundamental, do Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial de Piracicaba (Numape), diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino.
Atualmente, a Rede Municipal de Educação de Piracicaba possui 1.567 alunos com deficiência, matriculados nas escolas de educação infantil e ensino fundamental. Os encontros serão realizados tanto presencialmente quanto no formato à distância (EAD).
A secretária de Educação diz que é muito importante garantir espaços formativos para profissionais da rede, principalmente com o tema da Educação Especial.
“São muitas as crianças com laudos de diversas deficiências e a principal hoje é o TEA. Por isso, preparar nossos profissionais para o atendimento adequado a todas estas crianças é fundamental”, observou.
Segundo Vanessa Souto Sturion, diretora do Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial (Numape), educação inclusiva é um tema que percorre diariamente o cotidiano escolar e trata-se de um grande desafio.
“Acreditamos que a formação dos professores é o principal caminho para práticas docentes que promovam a inclusão e o ensino com qualidade e equidade. E vale lembrar que a educação de qualidade ocorre somente com parceria entre a família, a escola e os demais profissionais envolvidos na vida destas crianças”, destacou.