Pesquisa convida estudantes universitários para participação online
Uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na área da Psicologia, está buscando identificar o preconceito racial no contexto universitário, analisando, entre outros aspectos, a experiência de estudantes universitários negros e o impacto da discriminação na sua permanência no Ensino Superior.
Para isso, estão sendo convidados estudantes universitários de todo o País para participação online.
“O racismo é constituído por práticas discriminatórias sistemáticas, conscientes ou não, que tem como premissa a hierarquização de seres humanos, a partir da conceituação política de raça”, detalha o aluno do curso de Psicologia da UFSCar, Ivo Gabriel Belucci de Freitas, responsável pelo estudo.
“A presença do racismo na estrutura social se desvela nas relações interpessoais em diferentes espaços, inclusive no ambiente acadêmico, contribuindo para prejuízos no processo de escolarização, na saúde mental dos jovens negros e na permanência deles no Ensino Superior”.
Nesse contexto, o estudo considera a autoeficácia como “um dos pilares emocionais essenciais para o amortecimento do estresse e a adoção de medidas de enfrentamento satisfatórias de estudantes universitários. Sendo assim, o presente estudo busca analisar a relação entre a discriminação cotidiana vivenciada e a autoeficácia de estudantes negros no contexto universitário”, detalha Freitas. Para ele, o trabalho poderá contribuir de forma direta para a ampliação do conhecimento sobre programas e políticas de integração universitária.
Podem participar da pesquisa estudantes universitários de qualquer raça, com mais de 18 anos, de instituições públicas e privadas de todo o País. A participação é totalmente online e consiste no preenchimento de questionário online, disponível em https://bit.ly/3NqoFvU, com tempo de resposta estimado de 20 minutos.
Caso o voluntário tenha interesse e disponibilidade, também será realizada uma entrevista semiestruturada, via Google Meet, em horário a ser combinado com o participante.
A pesquisa, intitulada “O ambiente universitário e as cotas: um estudo sobre a autoeficácia de estudantes negros“, tem orientação da professora Sabrina Mazo D’Affonseca, do Departamento de Psicologia (DPsi) da Universidade, e conta com apoio financeiro da Fapesp.
Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com o pesquisador pelo e-mail ivo@estudante.ufscar.br.
Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 81696124.4.0000.5504).