Desde 2018

⭐ Piracicaba, 19 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Programa Aluno Tutor: 50 alunos da Rede Municipal de Educação vão receber capacitação em tecnologia Google

A aula inaugural do programa contou com a presença dos alunos, pais e responsáveis e educadores da rede

O objetivo é preparar os estudantes para adoção de tecnologias no ambiente escolar

A segunda edição do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google irá preparar 50 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, de 12 escolas da Rede Municipal de Educação de Piracicaba. Na edição anterior do programa no município, em 2023, 53 alunos já receberam a capacitação.

A aula inaugural do programa ocorreu ontem, 04/09, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, do secretário de Educação, Bruno Roza, dos alunos, pais e responsáveis e educadores da rede. A realização da capacitação é resultado da parceria entre a Prefeitura de Piracicaba, por meio da SME, e a Colaborativa, empresa parceira do Google for Education.

O objetivo do programa é preparar os alunos para atuarem como protagonistas na adoção de tecnologias no ambiente escolar, sendo reconhecidos como “alunos tutores”.

O formato do curso é à distância, realizado em uma plataforma gamificada (Lúdicos Game), onde os participantes aprendem sobre as principais ferramentas do Google e ainda recebem preparação em assuntos de cidadania digital. Em outra etapa da formação acontecem os encontros síncronos, presenciais e em ambiente virtual, totalizando 57 horas de formação.

Além da condução das atividades pelos especialistas em tecnologias educacionais da Colaborativa, a iniciativa prevê a participação de um “mediador”, um educador da unidade escolar que fica responsável por mediar e acompanhar os alunos na trilha formativa. Essa participação garante não apenas um ponto de apoio para os participantes, como também o envolvimento de toda a comunidade escolar.

Já na fase final do programa, acontece a etapa “Adote um professor”, em que cada participante fica encarregado de auxiliar algum professor ou funcionário em uma necessidade tecnológica. Para receber o certificado é necessário que o aluno comprove esse atendimento, realize as atividades avaliativas ao final de cada encontro, os cenários práticos para compor o portfólio do curso e obtenha o aproveitamento mínimo estabelecido.

Pedro Correa, 10 anos, Rafaela Fernandes, 10 anos e Douglas Rodrigo, 9 anos, são alunos da Escola Municipal Profº Alberto Thomazi e vão receber a capacitação do Google. Os três afirmaram gostar de tecnologia e estão animados para começar as aulas. “Eu acho que será um jeito divertido de aprender coisas novas. Sou curiosa e estou animada para começar”, afirmou Rafaela. 

Publicidade