Estudantes puderam conhecer as diferentes áreas da Procuradoria e tirar dúvidas com profissionais da carreira pública
Na manhã desta segunda-feira, 12/05, cerca de 20 estudantes do curso de direito da Faculdade Anhanguera de Piracicaba estiveram no Centro Cívico para conhecer a atuação da Procuradoria Geral do Município (PGM).
A visita faz parte das atividades do Núcleo de Prática Jurídica da instituição.
Recepcionados pelo procurador-geral, Marcelo Magro Maroun, os alunos acompanharam uma apresentação sobre o papel da PGM na administração pública.
Maroun explicou que as atribuições da procuradoria incluem a consultoria e assessoramento jurídico aos órgãos da Prefeitura, emissão de pareceres e fiscalização da legalidade dos atos administrativos, entre outros,
“sempre pautados pelos princípios constitucionais da legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência”, destacou Maroun.
Francisco Farhat, chefe da Procuradoria Jurídico-Administrativa, acompanhou o encontro e destacou o grande volume de demandas envolvendo desapropriações e contratos, ressaltando a importância de uma equipe capacitada.
A procuradora Daniele Geleilete Camolesi, com 24 anos de atuação na Prefeitura, falou sobre sua experiência na área administrativa e, mais recentemente, na área trabalhista.
Explicou que o setor responde a mandados de segurança, como pedidos de vagas em creches e medicamentos de alto custo, além de ações movidas por servidores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Rodrigo Prado Marques, chefe do setor de Execuções Fiscais da Procuradoria, esclareceu as dúvidas dos estudantes e destacou o apoio da atual gestão para equilibrar as contas públicas e fortalecer políticas sociais.
Marco Aurélio Barbosa Mattus, corregedor-geral do município, também acompanhou a visita e explicou que a corregedoria atua com a apuração de possíveis irregularidades cometidas por servidores, por meio de sindicâncias e processos sigilosos.
A coordenadora do Procon Piracicaba, Lúcia d’Avila, abordou a rotina do órgão, que fiscaliza o comércio e orienta consumidores, com base no Código de Defesa do Consumidor.
O professor Alessandro de Araújo Dossi, que acompanhou o grupo de alunos, destacou que a visita teve como objetivo apresentar as diferentes possibilidades de atuação jurídica na esfera pública, e explicou que a atividade integra uma série de visitas técnicas previstas na formação.
Layane da Silva Mendes, aluna do 7º semestre do curso de Direito, considerou a visita inspiradora e reforçou seu interesse na carreira pública.
“Foi uma visita muito construtiva. Gosto da área tributária e tenho interesse em seguir carreira pública. Tive a oportunidade de tirar dúvidas e entender melhor sobre a rotina dos procuradores.”