Proximidade com demais setores administrativos favorece trabalho conjunto na educação especial
O Numape (Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial), setor que pertence à Secretaria Municipal de Educação e estava localizado na avenida dos Marins, 100, no Parque Jupiá, foi transferido para o prédio da Pasta, situado na rua Christiano Cleopath, 1.902, Bairro Alemães.
A secretária de Educação, Juliana Vicentin, destacou que a mudança não impacta o atendimento aos alunos e escolas, visto que o trabalho do Núcleo já é realizado nas unidades, e a mudança afeta apenas a equipe administrativa.
“A nova localização facilita a comunicação entre os setores, promovendo uma gestão mais integrada e eficiente da educação inclusiva”, afirmou.
A diretora do Numape, Vanessa Souto Sturion, ressaltou os benefícios da mudança, incluindo a proximidade com os demais departamentos da Secretaria, como Educação Básica, Supervisão Escolar, Equipe de Formação, Naps (Núcleo de Apoio Psicossocial) e frota oficial.
“Estarmos no mesmo espaço físico nos permite um diálogo mais próximo e um trabalho mais efetivo com os setores e departamentos envolvidos na inclusão de alunos com deficiência na Rede Municipal de Ensino”, explicou.
Outro ponto positivo apontado por Vanessa é a realização de reuniões em espaços mais amplos. Atualmente, o Numape conta com mais de 80 professores que atuam nas escolas municipais, e os encontros e reuniões de alinhamento poderão ocorrer no anfiteatro da Secretaria de Educação.
HISTÓRICO – Desde 2002, a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba mantém um setor dedicado à educação especial, hoje conhecido como Numape. Criado em resposta à Resolução CNE/CEB nº 2/2001, o setor inicialmente mapeou os alunos com deficiência na rede municipal e organizou atendimentos em salas de apoio e salas de apoio transitórias.
Em 2007, foi inaugurado um prédio próprio para o Núcleo, mas, com as mudanças nas políticas públicas e a implementação das salas de recursos multifuncionais, os atendimentos pedagógicos foram transferidos para as escolas municipais em 2013.
Desde então, o prédio na av. dos Marins permaneceu como sede administrativa e espaço para reuniões com professores.