Avaliação é aplicada anualmente para verificar o rendimento escolar básico no Estado de São Paulo
As escolas da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba aplicam amanhã, terça-feira, 5/12, as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) para os estudantes dos 2° e 5° anos. Mais de sete mil alunos das escolas de ensino fundamental realizam a prova, que avalia o domínio de habilidades básicas e serve como base para a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). O exame terá três horas e meia de duração e contará com questões de Língua Portuguesa e Matemática.
Os resultados da prova são uma das ferramentas utilizadas pela Secretaria Municipal de Educação para avaliar o desempenho e a aprendizagem dos alunos, conforme destaca Bruno Roza, Secretário Municipal de Educação. “O Saresp representa um importante instrumento de avaliação do desempenho escolar que empregamos para analisar a rede educacional. Os resultados dessas provas fornecerão informações sobre o estágio de aprendizagem da rede, permitindo-nos desenvolver estratégias fundamentais para aprimorar o desempenho dos nossos alunos e a qualidade do ensino oferecido em Piracicaba”, explicou.
Os resultados do Saresp serão divulgados no início do ano letivo de 2024.
SARESP – A avaliação é aplicada anualmente desde 1996 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para avaliar sistematicamente o Ensino Básico na Rede Estadual e produzir um diagnóstico do rendimento escolar básico paulista. Além do seu caráter diagnóstico, os resultados desta avaliação visam subsidiar as ações de planejamento e tomadas de decisões em relação às políticas públicas.