Desde 2018

⭐ Piracicaba, 19 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Fundador do Pecege recebe medalha “Prudente de Morais”

Homenagem foi realizada durante as comemorações dos 57 anos do IHGP

Em sessão Magna realizada no ‘Salão Nobre Helly de Campos Melges’ da Câmara Municipal, na última quarta-feira (14), o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba – IHGP, comemorou 57 anos de existência na Cidade. Na ocasião, foi concedida a Medalha ‘Prudente de Morais’ ao economista – fundador do Pecege, Pedro Valentim Marques, entre outros laureados.

O fundador do Pecege, Pedro Marques, diz que se sente lisonjeado por ter sido agraciado com a medalha Prudente de Morais. “Foi uma longa jornada desde o curso primário numa escola pública na zona leste de São Paulo, cheia de obstáculos que foram superados com muita luta e dedicação. A educação transforma e abre portas inimagináveis, não desistam de seus sonhos”, ressalta.

Também foram empossados novos membros no IHGP, como o professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da USP/Esalq e do Pecege, Carlos Eduardo de Freitas Vian. “É uma honra fazer parte dessa Instituição. É uma comemoração importante para o Instituto e para a Esalq. Também é algo bastante relevante porque eu tomando posse, o professor Pedro Marques sendo homenageado junto com a professora Ivani, que é esposa de um dos nossos docentes sêniores – professor Evaristo, é uma honra para o nosso departamento”, afirma Carlos Eduardo Vian.

De acordo com o presidente do IHGP, Edson Rontani Júnior, nesta data é comemorado os 57 anos do Instituto e os 257 anos de Piracicaba. “Então o que nós temos hoje é uma sessão Magna recheada de eventos, como a entrega da Medalha Prudente de Morais – primeiro presidente civil do País, que é o patrono do IHGP e desse prédio principal ‘Dr. Prudente de Morais’ e de todo o seu contexto histórico”.

O presidente do IGHP explica que são escolhidas até três pessoas ao ano para laurear com essa Medalha. Esse ano foi o professor Pedro Marques, Antônio Osvaldo Storell e a Evani Fava Neves, cada um com a sua dedicação junto à sociedade, e que Pedro Marques, sem comentários, um homem de visão, sendo que em 1986 criou o Pecege, sendo que hoje há a Faculdade, o Instituto, os MBAs, enfim, todo conhecimento que é compartilhado, não somente com Piracicaba, mas com o mundo por meio dos cursos oferecidos.

“Também o que nos levou a escolher o professor Pedro Marques foi a sua indicação como um dos economistas mais influentes do Brasil. Podendo, inclusive, ranquear a nível mundial e levar para fora de nosso município o nome de Piracicaba. Então, a importância é muito grande, a gente se sente lisonjeado por estar no dia a dia com pessoas como essas, principalmente como o professor Pedro Marques”, destaca Rontani.

Durante as comemorações também houve palestra ministrada pelo professor Paulo Affonso Leme Machado sobre ‘A Defesa Jurídica do Rio Piracicaba’, e apresentação do Hino Nacional e do Hino de Piracicaba exibidos pela Corporação União Operária.

 

Publicidade