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⭐ Piracicaba, 8 de abril de 2025 ⭐

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Escrita à mão está desaparecendo – e isso pode prejudicar os estudantes

Kid holding pencil and writing in notebook. Colorful pencils on the desk. Close up.

Estudos indicam que a escrita à mão influência no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem; especialista alerta para os desafios da substituição completa pelo digital

A digitalização da educação tem transformado a forma como os estudantes aprendem e interagem com o conhecimento. No entanto, a substituição gradual da escrita manual pelo uso exclusivo de dispositivos eletrônicos levanta questionamentos sobre os impactos desse fenômeno no desenvolvimento cognitivo e na capacidade de aprendizado dos alunos.

Um estudo da Universidade de Stavanger, na Noruega, revelou que, após apenas um ano focando exclusivamente na escrita digital, 40% dos alunos perderam a fluência na caligrafia. Os jovens que participaram da pesquisa apresentaram uma escrita pouco legível, relataram desconforto físico ao escrever no papel e se cansam mais rapidamente. Além disso, embora a Geração Z demonstra maior habilidade de síntese em comparação com gerações anteriores, muitos enfrentam dificuldades para se expressar de forma clara e estruturada.

Luiz Felipe Araújo, diretor geral da Escola Vereda, destaca que a escrita manual vai além do simples registro de informações.

“Estudos apontam que escrever à mão ativa áreas do cérebro ligadas à memória e ao processamento da linguagem, ajudando na compreensão e retenção do conteúdo. Ao perder esse contato, os estudantes podem ter mais dificuldade em organizar ideias e desenvolver o pensamento crítico”.

Com o avanço da digitalização, o desafio das escolas é encontrar um ponto de equilíbrio entre o uso da tecnologia e a preservação das habilidades manuais. A solução pode estar na adoção de um modelo híbrido, que valorize ambas as formas de escrita de acordo com o contexto e a necessidade do aluno.

“A tecnologia deve ser uma aliada, não uma substituta completa. Buscamos um equilíbrio, utilizando ferramentas digitais para ampliar o aprendizado, mas sem deixar de lado o desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas proporcionadas pela escrita manual”, explica Araújo. “Nosso objetivo é preparar os alunos para um mundo altamente digitalizado, mas sem abrir mão dos benefícios comprovados da escrita manual. O aprendizado eficaz passa por um equilíbrio entre essas duas realidades”, complementa.

Os desafios da substituição total da escrita manual

A neurociência tem demonstrado que escrever à mão estimula áreas do cérebro relacionadas à coordenação motora, memória e criatividade. Quando os estudantes escrevem no papel, eles tendem a processar a informação de maneira mais profunda, facilitando a compreensão e retenção do conteúdo. Por outro lado, a digitação, apesar de mais rápida, pode resultar em um aprendizado menos eficiente, uma vez que exige menos elaboração mental.

“O ato de escrever à mão nos obriga a refletir e sintetizar as informações de forma mais estruturada, o que é essencial para o aprendizado de longo prazo. Em contrapartida, a digitação tende a ser mais mecânica, e os alunos podem acabar apenas transcrevendo conteúdo sem necessariamente compreendê-lo”, conclui Luiz Felipe.

Foto: Banco de Imagem

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