Desde 2018

⭐ Piracicaba, 15 de janeiro de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Escolas Municipais são premiadas pelo projeto Recicla Pira

A escola Osvladir Júlio, localizada no bairro Eldorado, foi premiada na categoria Educação Infantil (1)

Iniciativa pioneira promoveu educação ambiental e engajamento das famílias

Ontem, 12/12, foi realizada a premiação das escolas que se destacaram no projeto Recicla Pira, uma iniciativa pioneira em Piracicaba, que mobilizou unidades da Rede Municipal em ações de educação ambiental.

As vencedoras foram as escolas Osvladir Júlio, localizada no bairro Eldorado, na categoria Educação Infantil, e Antonia Jesuína Camillo Pipa, no bairro Santa Rosa, na categoria Ensino Fundamental. Ambas foram contempladas com passeios educativos, kits de livros com temática de sustentabilidade e certificados de participação e engajamento no projeto.

As cerimônias de premiação ocorreram nas próprias unidades vencedoras e contaram com a presença do prefeito Luciano Almeida, do secretário de Educação, Bruno Roza, e da formadora em Educação Ambiental da SME, Keyla Benoti.

Durante as visitas, o prefeito ressaltou que o Recicla Pira aborda um dos principais desafios enfrentados pela cidade: o baixo índice de reciclagem e a contaminação do lixo, que acarretam altos custos.

Ele destacou a importância de criar uma cultura de reciclagem que atinja as novas gerações, enfatizando o impacto positivo do projeto ao engajar famílias e transformar hábitos.

“O Recicla Pira já está promovendo mudanças significativas nos costumes dos moradores, com resultados que transcendem os muros das escolas”, afirmou.

O secretário de Educação, Bruno Roza, reforçou a importância de dar continuidade ao projeto e ampliar as boas práticas para outras escolas da rede.

Segundo ele, projetos como esse demonstram como a educação pode ser a base para mudanças culturais essenciais para enfrentar desafios ambientais.

Na Escola Osvladir Júlio, a diretora Waldisonia Borges explicou que o projeto engajou a comunidade escolar e as famílias, que separavam resíduos em casa e os levavam à escola.

“Com 164 alunos envolvidos, buscamos envolver toda a escola e reforçar a ideia de que a conscientização deve começar na escola e ser levada para casa. As famílias relataram mudanças significativas, com as crianças cobrando mais comprometimento em casa com a separação e o descarte adequado do lixo”, disse.

Já na Escola Camilo Pipa, a diretora Roselis Santos apresentou um vídeo com registros das atividades desenvolvidas ao longo do ano, incluindo cenas enviadas pelas famílias das crianças separando os resíduos em casa.

A escola também organizou uma gincana para arrecadação de garrafas PET, e promoveu palestras e oficinas sobre educação ambiental.

O projeto-piloto Recicla Pira envolveu a participação de nove escolas municipais, que documentaram as práticas realizadas em portfólios, que foram analisados por uma equipe da SME.

As melhores ações foram selecionadas e premiadas, demonstrando o potencial transformador da educação ambiental no município.