Atuando em melhoria da aprendizagem por meio de modelo pedagógico inovador, a Escola Estadual Doutor João Conceição, localizada no bairro Paulista, em Piracicaba, realiza várias atividades com o objetivo de ajudar os jovens a se tornarem protagonistas através de oportunidades educativas que estimulam na construção de uma postura de ação em todos os setores de sua vida.
Pensando nisso, neste ano, entre as várias ações já realizadas, a escola também adotou a Campanha Maio Laranja. Segundo a professora Leila Mara de Assis, “O nosso projeto inicia-se com o alinhamento da campanha com os professores da área de linguagem para determinar como cada professor iria trabalhar a temática com as suas salas. Afinal a escola atende alunos do ensino fundamental II e ensino médio. Foi delineado que as professoras do 6º anos iriam abordar o assunto de forma mais lúdica com vídeos e roda de conversa para ver o que a sala entendeu sobre o tema, a partir daí deu-se inicio as oficinas de produção de cartazes”.
A professora diz que houve envolvimento de todos os professores, trabalhando a temática por meio de infográficos e cartazes de alerta fazendo um levantamento de quantos casos de abusos ocorrem diariamente no nosso estado, “Como temos crianças de 11 anos decidimos trabalhar o Semáforo do Toque, que tem como objetivo identificar as partes do corpo que não devem ser tocadas, a nossa professora de artes fez um trabalho lindo.”.
Além de material de apoio para pesquisa que foi utilizado na sala do 8º ano, e para o ensino médio a tarefa era elaborar um folder sobre a campanha para distribuir no entorno da escola.
Na escola tem alunas surdas, por isso, contou com o apoio de uma intérprete, que com o corpo docente desenhou um plano de ação que envolvia saber o conhecimento delas a respeito da temática e se caso acontecesse um situação com elas, como elas reagiriam. “Após ouví-las , compreendemos que uma encenação de teatro em libras seria o ideal, deixamos que elas criassem a narrativa e montassem os bonecos e tudo que envolvesse a apresentação. O resultado final foi emocionante. O surdos tem uma percepção de mundo diferente da nossa, foi muito instrutivo e inspirador”, conta a professora Leila.
O resultado mostrou que os jovens são engajados se instigados de maneira correta. O engajamento dos estudantes ressulta da atuação assertiva da gestão escolar e das habilidades empáticas dos professores. “Aqui na escola procuramos trabalhar em alinhamento para que o nosso objetivo seja alcançado, ajudar a formar cidadão críticos e autônomos que contribuam para sociedade. Conseguimos envolver também, além dos professores da área de linguagem e o professor de matemática, onde todos contribuíram para que o projeto fosse um sucesso”, finaliza a professora Leila.