Desde 2018

⭐ Piracicaba, 1 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Épocas, culturas e escolas na história da educação são tema de livro e curso de extensão gratuitos

90720_e_book_13103856689975709740

Obra aborda, em linguagem clara, a Educação desde o confucionismo, passando pelo colonialismo e chegando até a revolução tecnológica

Baseada em 32 anos de docência e pesquisa na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a professora Marisa Bittar, do Departamento de Educação (DEd), publica o livro “História da Educação: diferentes épocas, culturas e escolas”, pela Pedro&João editores.

Ancorada em sua experiência de sala de aula e nas pesquisas que realizou no Instituto de Educação da Universidade de Londres (UCL), na Inglaterra, o objetivo da autora é oferecer a seus alunos e ex-alunos e também aos estudantes de graduação e de pós-graduação uma obra escrita em linguagem clara, que alcance também o público interessado no tema.

Abordando as primeiras práticas educativas da humanidade, transitando do Oriente ao Ocidente, focalizando a escola do colonialismo, a escola socialista, as contestações pela democratização da escola no século XX, Marisa Bittar chega às incertezas do século XXI e ao papel da escola no cenário da revolução tecnológica.

“Uma característica do livro ‘História da educação: diferentes épocas, culturas e escolas’ é que ele não começa pelo Ocidente, mas pela China, com o confucionismo, que é anterior ao pensamento grego”, explica a autora da obra. O trabalho – que conta com fotos, mapas e outras imagens – “transita do Oriente para o Ocidente. Trata também do colonialismo na África, do nascimento do sentimento de infância, e da escola socialista russa. Épocas, culturas e escolas distintas desde Confúcio (551-479 a.C.) chegando ao desafio da escola hoje em plena revolução tecnológica”, completa Bittar.

Curso de extensão

A obra também foi pensada, segundo a professora da UFSCar, para subsidiar o curso de extensão online e gratuito “História da Educação: diferentes épocas, culturas e escolas”, que será oferecido pelo Portal de Cursos Abertos da UFSCar (PoCA), com acesso em https://cursos.poca.ufscar.br.

O livro, com 158 páginas, é gratuito no formato de e-book e estará armazenado no PoCA a partir do dia 3 de abril, data prevista para o lançamento do curso.

O livro também está disponível em formato físico; os exemplares impressos sairão por volta do dia 20 de abril e ficarão com o aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, Jessé dos Santos.

Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com a autora pelo e-mail bittar@ufscar.br.

Publicidade