Desde 2018

⭐ Piracicaba, 27 de janeiro de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Bebel reafirma luta pela educação inclusiva e pela manutenção de professores auxiliares no Estado de São Paulo

f8f50ba6-32c4-4829-9b24-3ad6de4ea9e7

Deputada estadual participa de encontros com pais, professores e Ministério Público para assegurar os direitos de alunos com deficiência e o fortalecimento da educação pública

Em encontro na tarde desta sexta-feira, 24 de janeiro, com professores e pais de alunos especiais, a segunda presidenta da Apeoesp, a deputada estadual piracicabana Professora Bebel (PT) ratificou a sua luta e da Apeoesp em defesa da educação pública de qualidade e inclusiva no Estado de São Paulo.

No encontro, que aconteceu na sede da subsede da Apeoesp, Bebel, inclusive, exibiu áudio do secretário executivo da Secretaria Estadual da Educação, Vinícius Neiva,assegurando que não haverá demissão ou terceirização de professores auxiliares, assim como garantiu a permanência dos professores auxiliares nas escolas onde há estudantes com deficiência, resultado de cobrança feita pela própria deputada Bebel e a direção da Apeoesp, em encontro na última terça-feira, 21 de janeiro, em encontro na própria Secretaria Estadual da Educação.

Naquele encontro o secretário executivo alegou que que houve mal-entendido a respeito e que os três mil professores auxiliares que fizeram o processo seletivo simplificado (PSS) serão contratados, assim como todos os que tem liminar judicial também serão mantidos e todas as novas contratações necessárias serão feitas, sem terceirização.

“Temos que acompanhar de perto toda atribuição para assegurar que essa decisão seja respeitada por todas as Diretorias Regionais de Ensino”, diz a deputada Professora Bebel.

Bebel diz que esta conquista comunicada pelo secretário executivo da Secretaria Estadual é fruto da luta da Apeoesp e do seu mandato popular na Assembleia Legislativa, uma vez que se dependesse do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, seria extinta a função do professor auxiliar.

“O governador chegou a anunciar o fim do professor auxiliar, para atender estudantes especiais, alegando que se as famílias desejassem esse profissional que o custeasse com recursos próprios, que é inconcebível e que foi combatido pelo nosso mandato e pela Apeoesp”, destaca.

Após o encontro, onde foram feitos diversos relatos por mães e professores sobre os riscos e perdas que alunos especiais teriam com o possível agrupamento do ensino e com a demissão de professores auxiliares, a deputada estadual Professora Bebel, juntamente com uma comissão de pais de alunos especiais e de professores auxiliares que atendem esses alunos, a assessoria jurídica da Apeoesp, o dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, e de Pablo Carajol, do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, tiveram encontro com o promotor do Ministério Público, Fábio Salem Carvalho, com a finalidade de que seja garantido os direitos dos professores auxiliares e dos alunos especiais.

Diante disso, o dirigente de ensino se comprometeu a fazer uma reavaliação de todos os agrupamentos feitos nas escolas, visando assegurar os direitos de alunos e professores.

Fábio Negreiros, inclusive, se comprometeu a acompanhar pessoalmente todo esse processo, que será realizado até o final deste mês e avaliado em uma nova reunião no Ministério Público, no dia cinco de fevereiro, com a participação de todos os envolvidos.

MAGISTÉRIO — Bebel também contou que na próxima terça-feira, 28 de janeiro, voltará a se reunir com o secretário executivo da Secretaria Estadual da Educação, justamente para dar continuidade ao debate de diversos temas relacionados ao magistério paulista, visando assegurar a garantia constitucional de acesso à educação em todos os níveis, locais e horários, assim como dos professores da rede estadual de ensino.

Já no dia 29, no período da tarde, Bebel, juntamente com a diretora estadual da Apeoesp, Leonor Peres, terá encontro na subsede da Apeoesp para dirimir dúvidas sobre a atribuição de aulas e dar orientação aos professores