A reposição dos profissionais garante estabilidade e continuidade do processo de ensino-aprendizagem
A Administração Helinho Zanatta reforçou a equipe de servidores da Secretaria de Educação com a convocação de 120 novos profissionais no primeiro trimestre de mandato.
Desse total, 73 já foram contratados, enquanto 47 aguardam novas convocações, que ocorrem de forma contínua, conforme a necessidade da Pasta.
Os profissionais convocados incluem professores de Ensino Fundamental, da Educação Infantil, de Educação Física, auxiliares de ação educativa, orientadores de alunos e escriturários.
De acordo com o setor de Planejamento, a reposição dos profissionais garante estabilidade e continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para uma educação de qualidade.
A secretária de Educação, Juliana Vicentin, destacou a importância dessas convocações para o fortalecimento da rede municipal.
“Nosso compromisso é garantir que todas as escolas tenham equipes completas e qualificadas. Estamos trabalhando para suprir a demanda por profissionais e assegurar um ensino de excelência para nossos alunos.”
Entre os novos servidores está Lucas Estevam Corrêa, 25 anos, convocado há cerca de 20 dias para atuar como escriturário no setor de Compras da Secretaria de Educação. Lucas estuda Direito e viu a oportunidade como um passo importante para sua trajetória profissional.
“Sempre tive interesse na carreira pública, e atuar no setor de Compras tem sido muito gratificante, pois me permite lidar com documentos relacionados a licitações, algo diretamente ligado à minha formação.”
A próxima atribuição de cargos para a Educação está marcada para o dia 08/04 e incluirá a reposição de mais professores de Ensino Fundamental, da Educação Infantil, de Educação Física, auxiliares de ação educativa e orientadores de alunos.
NOVO SISTEMA DE ENSINO – Em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a Prefeitura também implantou um novo sistema de ensino no município. A adesão ao Programa Alfabetiza Juntos SP beneficia cerca de 17 mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com material apostilado e digital.
Segundo a secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, o alinhamento com o material do governo do Estado facilita a transição dos alunos do ensino municipal para o estadual. “A maioria dos nossos alunos vai para as escolas estaduais.
Quando os materiais são diferentes, a adaptação do aluno acaba gerando uma perda de tempo e todo o tempo em educação conta muito.
Os alunos do ensino municipal não chegam melhor nem pior ao ensino oferecido pelo Estado, mas com a adesão ao Alfabetiza Juntos SP, essa adaptação é facilitada”, ressalta a secretária.
Além do ganho no aprendizado, o novo sistema de ensino vai gerar uma economia de R$ 11,64 milhões/ano aos cofres públicos.
ESCOLAS ENTREGUES – A Administração também finalizou a reforma de 10 escolas da rede municipal que estavam com obras inacabadas, garantindo melhores condições de ensino e aprendizagem para alunos e profissionais da Educação. As unidades que passaram por melhorias são: Adolfo Basile, Ângela Sbrogio Furlan, Antônio Rodrigues Domingues, Aparecido Carlos Guzzi, Danilo Sancinetti, Dezolina Pires Baltieri, Maria Benedicta Pereira Penezzi, Maria de Lourdes Silva Viccino, Maximiano Fermino Gil e Mário Boscolo.
Essas entregas reforçam o compromisso da gestão com a valorização da educação e com a infraestrutura das escolas do município.