A Hyundai anunciou nesta terça-feira que manterá apenas um turno de produção na fábrica de Piracicaba e prorrogará a suspensão de contratos de trabalho para outros dois turnos restantes e escritórios em São Paulo no período de 27 de maio a 25 de junho, com retorno previsto para 26 de junho.
“Com o objetivo de proteger seus funcionários, atendendo às determinações de isolamento social em vigor no estado de São Paulo para enfrentar a pandemia da Covid-19, e frente à consequente retração da economia nacional, a Hyundai Motor Brasil, em comum acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba (STMP), seguirá com o funcionamento parcial de sua fábrica em Piracicaba (SP”, informou, em nota, a montadora.
Assim como ocorreu no primeiro período de suspensão de contratos (lay-off), que termina nesta terça-feira (26), a Hyundai complementará o “benefício emergencial” do Governo Federal determinado pela legislação, acrescido de uma “ajuda compensatória”, para que cada funcionário siga recebendo, também neste segundo momento, o mesmo salário líquido, sem redução, o que corresponde ao salário nominal menos Imposto de Renda e INSS.
Em 27 de abril, o contrato de trabalho de todos os funcionários foi suspenso, em conformidade com as medidas de proteção de emprego aprovadas pelo Governo Federal. Apenas as atividades essenciais foram mantidas. No dia 13 de maio, o primeiro turno da fábrica voltou a operar, com o apoio administrativo mínimo, para atender às novas modalidades de venda remota (on-line), quando o consumidor pode realizar todas as etapas da compra do veículo sem sair de casa, e abastecer as cidades onde o funcionamento das revendas de veículos é permitido.
“A Hyundai seguirá observando o desempenho da economia nacional e as orientações das autoridades para o combate à pandemia do novo coronavírus. Caso haja alteração do cenário atual, outras ações podem ser tomadas”, informa.