Foi inaugurada recentemente a Praça Lauro Fazanaro, na Avenida 31 de Março, confluência com a avenida Luciano Guidotti. A iniciativa da homenagem partiu do vereador Gilmar Rotta e recebeu apoio do prefeito Luciano Almeida. A praça passará, a partir de então, a homenagear um dos grandes empresários e empreendedores que atuou em Piracicaba e posteriormente na cidade de João Pinheiro, Estado de Minas Gerais, no ramo sucro alcooleiro.
O homenageado
Lauro Fazanaro, era filho de Antonio Fazanaro e Edwirges Nozella Fazanaro, nasceu na cidade de Piracicaba em 24/10/1942, mais precisamente no bairro de Tanquinho e começou muito cedo a demonstrar que teria uma vida promissora e repleta de glórias e conquistas, mas com grandes desafios e dificuldades.
Com aproximadamente 10 anos de idade, já ajudava seu pai nos negócios da família, mas teve que se mudar de Tanquinho, pois teria que terminar o ensino escolar, já que em Tanquinho tinha até a 4 série. Terminou o colegial no Colégio Dom Bosco e sempre foi um exímio aluno, muito esforçado e dedicado.
Na década de 60 prestou vestibular na melhor e mais concorrida Universidade Federal de São Carlos – USP. Entrou em 1º lugar dentre os milhares de concorrentes e durante seus estudos ajudou o seu pai a desenvolver uma bomba de lubrificação, um projeto tão arrojado para a época que até hoje poucas alterações sofreram. Essa bomba de lubrificação não só está trabalhando na maioria das Usinas do Brasil, como também na década de 70 foi instalado no Bondinho do Pão de Açúcar na cidade do Rio de Janeiro – RJ
Concluiu o Ensino Superior em Engenharia Mecânica em 1967, e em 1968 fundou a Empresa Fazanaro Indústria e Comércio na Rua Bom Jesus na cidade de Piracicaba, junto com o seu pai e irmão. Empresa tida como uma das mais importantes e tradicionais do setor sucroalcooleiro. A família Fazanaro atua no setor da cana de açúcar e madeira (eucalipto) para as esteiras de bagaço, mesas alimentadoras e esteiras de cana, mas o sucesso e grande marca Fazanaro começou em 1968 após a fundação da Fazanaro Indústria e Comércio Ltda, sempre muito exigente, exemplo de caráter e profissionalismo. Na década de 70 teve dois filhos Vanessa e Douglas, e se casou com Rossana Barros Gomes de Oliveira até seu falecimento com 27 anos de união.
Na década de 80 foi para o Estado de Minas Gerais, e mesmo desacreditado por muitos fundou uma destilaria que na época era uma das primeiras da região de João Pinheiro e continua até os dias de hoje em plena atividade inclusive administrada pela família Fazanaro.
Foi homenageado pelo Comandante da Polícia Militar de Minas Gerais em 1987, e no ano seguinte recebeu uma homenagem da Prefeitura Municipal de João Pinheiro, concedeu o Título de Cidadão Honorário em novembro de 1988. Foi convidado inúmeras vezes para concorrer às prefeituras de Patos de Minas e de João Pinheiro, mas seu foco e verdadeira paixão sempre foi o foi o setor sucroalcooleiro, setor esse que a empresa Fazanaro foi laureada várias vezes com importantes prêmios do Grupo Master Cana entre outros.
A empresa foi por várias décadas líder absoluta no mercado nacional e chegou a contar com mais de 800 colaboradores e exportar para toda a América do Sul, América Central e em outras partes do mundo como México, Paquistão e África.
No final de 2003, encerrou as atividades da empresa Fazanaro nas unidades localizadas em Piracicaba, pois já havia trabalhado muito e estava aposentado.
Mas o amor pelo setor sucroalcooleiro ainda batia muito forte em seu peito, então Sr. Lauro Fazanaro manteve a unidade, localizada na cidade de Rio das Pedras com uma área total de 14.000 m2 em plena atividade até hoje, ano este em que a empresa Fazanaro completou mais de 5 décadas de muito trabalho, conquistas e respeito no concorrido e promissor setor sucroalcooleiro.
Os ensinamentos de Lauro Fazanaro para ser um bom e digno empresário sempre foram a honestidade; compromissos com funcionários e colaboradores; coragem nos negócios e acreditar sempre em seis negócios.
Rossana Fazanaro
É com grande alegria que me dirijo às autoridades, aos parentes, amigos e ex-funcionários da Indústria Fazanaro, em que a sociedade piracicabana, através dos seus poderes Legislativo e Executivo, prestam significativa homenagem a Lauro Fazanaro, imortalizando seu nome, com a denominação de uma praça em sua homenagem.
Convivi com ele por muitos anos, acompanhei sua trajetória empresarial, sua luta, não só aqui em Piracicaba, mas quando ampliou seus negócios em Minas Gerais. Ano de trabalho incessante, que a partir de uma ideia sua, ainda quando estudante da Escola de Engenharia, criou um equipamento, uma bomba injetora, que alavancou os negócios da empresa, tornando-a uma referência e líder na produção deste resultado inventivo da sua criação. E com ela, percorreu os caminhos do Brasil, sendo enviada a usinas e outros espaços em que pudesse ter utilidade e alavancasse outros produtos e empreendimentos.
Lauro sempre foi um grande idealista, cidadão honrado, que praticou como poucos a solidariedade entre seus comandados e grande competência nos relacionamentos que construir no mundo empresarial, mercê da confiança e da qualidade oferecida pelos produtos da sua empresa.
Seu nome impresso na placa da praça, mais do que ser um ponto de localização, será, daqui por diante, entre nossa família, seus amigos, os que com ele conviveram nestes anos todos, motivo de respeito e admiração, que, quando por aqui passarem, relembrarão certamente a figura deste piracicabano, agora ilustre e imortal perante a terra que tanto amou e por quem tanto fez, gerando empregos e a divulgando com a qualidade dos serviços técnicos e empresariais oferecidos.
Por fim, minha imensa gratidão, pelo apoio do nosso prefeito Luciano Almeida, do seu secretário Alex Salvaia, e um carinho o muito especial ao vereador Gilmar Rota e aos funcionários do seu gabinete na Câmara Municipal, que acolheram o pleito da nossa família, para que o nome de Lauro Fazanaro viesse a fazer parte da paisagem urbana de nossa cidade, de forma definitiva a partir deste ano.