A apresentação do espetáculo “Parará – Um Reino Pela Música” acontece no dia 07, às 20h e 08 de Maio, às 15h
O grupo Os Geraldos, com sede em Campinas há 16 anos, apresenta o espetáculo Parará – Um Reino pela Música, em Piracicaba, no teatro Municipal Erotides de Campos nesta quarta (07), às 20h, e quinta-feira (08), às 15h.
O espetáculo musical, de indicação livre para todos os públicos, conta com um elenco de 11 atores, que executa ao vivo uma trilha sonora baseada principalmente em ritmos brasileiros, como samba, maracatu e baião.
Os ingressos serão gratuitos e liberados por ordem de chegada no teatro.
Dirigido por Douglas Novais, com dramaturgia e direção musical de Everton Gennari, o espetáculo “Parará – Um Reino Pela Música” estreou no final de 2023 e já foi apresentado em 12 cidades do estado de São Paulo.
No Circuito Sesc de Artes 2024, foi a atração de encerramento do roteiro 7, circulando por praças e espaços públicos de 10 cidades da Grande São Paulo, com um público estimado em mais de 5 mil pessoas.
Recebida calorosamente por públicos de todas as idades, a peça conta a história de uma pequena princesa que não gosta de música e a proíbe em seu reino, mergulhando-o em tristeza.
Arrependida, ela busca ajuda na vila encantada de Parará, onde redescobre a música por meio de notas musicais inspiradas nos pássaros brasileiros.
A trilha sonora mistura ritmos icônicos do Brasil, como samba, maracatu e baião, com influências musicais globais, criando uma atmosfera envolvente e multicultural.
O espetáculo combina estímulos visuais, sonoros e emocionais, intensificados por um desenho de luz que amplia a experiência multissensorial e imersiva.
As performances vibrantes, junto com o coro – inspirado no teatro grego e nas danças dramáticas brasileiras –, reforçam o poder coletivo e o impacto emocional da narrativa.
Além de celebrar a cultura brasileira, “Parará” aborda uma questão urgente mundial: a sustentabilidade, conectando-se com plateias de quaisquer segmentos da sociedade, ao oferecer uma experiência transformadora e universal.
Douglas Novais, diretor do espetáculo, é também ator, pesquisador e professor de teatro. Doutor (2016), Mestre (2012) e Bacharel (2008) em Artes Cênicas pela Unicamp, é ator e coordenador do grupo Os Geraldos.
De 2013 a 2019, foi assistente de Curadoria do Projeto Ademar Guerra, do governo do Estado de São Paulo. Em 2021, foi consultor pela OEI – Organização dos Estados Ibero Americanos e, em 2022, foi assistente de direção de Gabriel Villela no espetáculo “Henrique IV”.
Esta é a primeira vez que Douglas assina a direção de um espetáculo do grupo.
Já a autoria da maioria das músicas, assim como a direção musical e a regência em cena, é de Everton Gennari. Ator e cantor, Everton é formado pelo curso técnico em Teatro do Senac Araçatuba, em que foi docente nos cursos técnicos em Teatro e Canto de 2019 a 2023.
Foi orientador no Projeto Ademar Guerra, em 2015, 2017 e 2018. Diretor da Cia Banda Tribuss, que faz teatro e música com sucata.
É diretor musical dos espetáculos “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico” e “Ubu Rei” (ambos com direção de Gabriel Villela), em conjunto com Babaya Morais.
As apresentações serão realizadas por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC-SP), com patrocínio da Klabin e apoio da prefeitura de Piracicaba.
Sobre o grupo
Com 16 anos de trajetória em Campinas (SP), Os Geraldos desenvolvem três frentes de atuação artística – Criação, Formação e Territórios Culturais – articuladas de forma contínua, com impacto local e internacional.
O grupo já circulou por mais de 100 cidades brasileiras, de 14 estados, e por 10 países, realizando apresentações, oficinas e residências artísticas.
Foi indicado ao Prêmio Governador do Estado em 2017 na categoria Territórios Culturais, e conta com 44 prêmios em festivais nacionais e internacionais.
Filiado à ISPA (International Society for the Performing Arts) desde 2023, participou das edições 2024 e 2025 do congresso internacional da organização, em Nova York.
Em 2024, integrou também a delegação brasileira no Fringe Festival de Edimburgo, um dos maiores festivais de artes cênicas do mundo.
No campo da gestão cultural, Os Geraldos são referência na formação de artistas e técnicos, com projetos como o Curso de Formação de Atores e a Incubadora de Grupos Artísticos, realizados no TAO, espaço que o grupo administra desde 2016.
Serviço:
“Parará- Um Reino Pela Música”
Data: 07 às 20h e 08/05 às 15h
Local: Teatro Municipal Erotides de Campos – Av. Dr. Maurice Allain, 454 – Parque do Engenho Central
Ingressos: Por ordem de chegada no teatro (414 lugares)
Assessoria de Imprensa | Os Geraldos
Nicole Mesquita (19) 99626 9949