Desde 2018

⭐ Piracicaba, 27 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Nhô Cine, na Biblioteca Municipal, exibe produções em alusão ao Setembro Amarelo

Nhô Cine, na Biblioteca Municipal, exibe produções em alusão ao Setembro Amarelo

Sessão na sexta-feira, 27/09, exibe A Fantástica Fábrica de Sonhos e Inscrições do Tempo no Corpo Presente

Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio, o projeto Nhô Cine exibe nesta sexta-feira, 27/09, a partir das 19h, no anfiteatro Alceu Maynard Araújo, da Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, duas produções:

A Fantástica Fábrica de Sonhos e Inscrições do Tempo no Corpo Presente.

A entrada é gratuita.

O evento é contemplado pela Lei Paulo Gustavo. Após a sessão, o público poderá participar de um bate-papo com a psicoterapeuta Lucelena Nogueira, criadora do podcast Para Agradar as Ideias – Saúde Mental, Psicanálise e a Política da Vida Cotidiana, em um debate que trará uma visão mais profunda sobre os temas abordados nas obras.

O Projeto Nhô Cine é uma realização do Cena 14 em parceria com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e com a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio do Misp (Museu da Imagem e do Som) e da Biblioteca Municipal.

A Fantástica Fábrica de Sonhos, curta-metragem dirigido por Mario Bregieira, narra a história de Estela, uma mulher que, confinada em casa, decide preparar uma receita de sonho na tentativa de preencher seu vazio existencial, enquanto desmonta a estrutura que modelou suas escolhas e sua vida.

“A ideia de que nossos sonhos podem, muitas vezes, ser construídos por expectativas alheias é algo que precisa ser questionado. Estela, a personagem, tenta escapar dessa prisão. Estar nessa sessão, em um mês tão emblemático, me emociona profundamente”, comenta o diretor.

O documentário Inscrições do Tempo no Corpo Presente, de Kit Menezes, explora a temática do suicídio e suas consequências, discutindo questões como culpa, silêncio e ausência de escuta.

“O documentário foi uma maneira de dar voz a um tema muitas vezes silenciado. O suicídio ainda é cercado por tabus e pela falta de diálogo. Trazer essa reflexão para Piracicaba durante o Setembro Amarelo é uma forma de incentivar a empatia e o acolhimento. A campanha não se limita à conscientização sobre a prevenção ao suicídio, mas também à criação de espaços seguros para diálogos abertos sobre saúde mental. Através do cinema, conseguimos aproximar essas discussões de maneira sensível e acessível”, afirma a diretora.

SERVIÇO – Projeto Nhô Cine, com exibição dos filmes A Fantástica Fábrica de Sonho e Inscrições do Tempo no Corpo Presente.

Sexta-feira, 27/09, a partir das 19h, no anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto,

localizada na rua Saldanha Marinho, 333, Centro (à noite, a entrada é pela rua do Vergueiro, 145, Centro).

Entrada gratuita!

Informações: (19) 3433-3674