Desde 2018

⭐ Piracicaba, 10 de outubro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Museu Prudente de Moraes exibe documentário sobre a presença indígena em Piracicaba

Pedra

Ação integra Semana do Patrimônio – O Espírito do Lugar, realizada pelo Sesc Piracicaba

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes exibe no sábado, 12/10, às 10h, Pirassicava – Um documentário sobre a presença indígena em Piracicaba, do diretor Thiago Altafini, e roda de conversa sobre a ocupação territorial do estado de São Paulo pelos indígenas, por meio de materiais arqueológicos encontrados em regiões paulistas. A ação integra a Semana do Patrimônio – O Espírito do Lugar, realizada pelo Sesc Piracicaba.

A roda de conversa será mediada pelas arqueólogas Letícia Correa e Letícia Ribeiro, com abordagem sobre a história da arqueologia no estado de São Paulo; o que os sítios arqueológicos podem contar sobre as ocupações indígenas; como as informações sobre Piracicaba contribuem para a discussão arqueológica do Estado de São Paulo e o colecionismo e seu papel na pesquisa científica.

Letícia Correa é historiadora, formada pela Unimep, mestre e doutora em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Suas pesquisas procuram entender a presença indígena no território paulista a partir do estudo das pedras lascadas mostrando a antiguidade dessas ocupações.

Letícia Ribeiro é graduada em Ciências Sociais pela Unesp, mestre e doutoranda em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas em museus do interior paulista com acervos arqueológicos com foco em vasilhas cerâmicas, atualmente com foco nos povos indígenas de língua Tupi-Guarani.

A semana contará ainda, com um passeio às margens do rio, promovido pelo Sesc, a partir das 8h, onde os participantes conhecerão os vestígios da presença dos povos indígenas, entre eles, os Tupi-Guarani, Caiapó e Paiaguá, que deixaram marcas arqueológicas e culturais percebidas até hoje, e que atualmente auxiliam na compreensão da herança indígena deixada na cultura da população caipira.

As ações serão realizadas com o objetivo de promover o reconhecimento, a defesa, a valorização e a divulgação do Patrimônio Cultural Piracicabano, tendo como propulsor o rio Piracicaba.

INSCRIÇÕES – Para participar da exibição do documentário e roda de conversa, os interessados devem entrar em contato com o Museu Prudente de Moraes pelo telefone (19) 3422-3069 ou presencialmente.

As inscrições para o passeio podem ser feitas pelo site do Sesc Piracicaba.

SERVIÇO – Exibição do documentário Pirassicava - Um documentário sobre a presença indígena em Piracicaba e roda de conversa com as arqueólogas Letícia Correa e Letícia Ribeiro. Dia 12/10, às 10h. No Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, rua Santo Antonio, 641, Centro. Entrada gratuita.