Desde 2018

⭐ Piracicaba, 15 de maio de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Malha ferroviária é tema de livro ‘Ferrovia e Sociedade’, de Vitor Vencovsky

Livro Ferrovia e Sociedade, de Vitor Vencovsky

Informações apresentadas no livro são o resultado de mais de 15 anos de pesquisas

“Convido os leitores a embarcar no livro ‘Ferrovia e Sociedade‘. O trem que está partindo irá tratar de histórias e acontecimentos recentes relacionados ao sistema ferroviário brasileiro”.

Assim começa a apresentação do livro ‘Ferrovia e Sociedade‘, de autoria do professor Vitor Pires Vencovsky. O livro será lançado no sábado (14), às 10h, no IBA (Instituto Beatriz Algodoal), no Centro.

De acordo com o professor, o objetivo da publicação é apresentar um conteúdo que ajude os leitores a compreender melhor a organização e o funcionamento das ferrovias brasileiras no momento atual.

Vencovsky lembra que, apesar do controle privado do sistema verificado a partir de 1996, “apenas um terço da malha ferroviária concessionada é efetivamente utilizada. É uma realidade preocupante, que precisa ser melhor analisada e debatida”.

Verifica-se, também, segundo o autor, que a utilização das infraestruturas ferroviárias disponíveis é cada vez mais restrita, atendendo necessidades de apenas alguns grupos de empresas, setores econômicos e regiões do país.

A limitação do sistema pode ser verificada também na maneira como grande parte dos especialistas trata do assunto logística e ferrovia. Há um discurso único e cristalizado que tem justificado a construção do sistema ferroviário nacional e a definição das políticas públicas relacionadas. A falta de alternativas nas discussões indica que as ferrovias no país estão cada vez mais distantes da sociedade, fisicamente e politicamente.

O autor explica que as informações apresentadas no livro Ferrovia e Sociedade são o resultado de mais de 15 anos de pesquisas, “envolvendo minha participação em projetos, palestras, congressos, feiras, trabalhos técnicos, viagens de campo e aulas relacionadas ao tema ferrovias. Diversos artigos científicos foram produzidos, apresentados e debatidos em congressos e seminários”.

As pesquisas começaram quando Vencovsky iniciou o mestrado na Unicamp em 2004, no Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Unicamp. O doutorado foi realizado logo em seguida, entre 2007 e 2011, abordando o tema políticas públicas e ferrovias. Em 2004, começaram as reuniões na Unicamp no Geoplan – Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial, cujo tema central eram as ferrovias. A partir desses encontros, foi criado o grupo Ferrovia e Sociedade.

Posteriormente, o professor ingressou como pesquisador do recém-criado Esalq-LOG/ USP, Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial.

Minha relação com o setor ferroviário se intensificou, também, a partir dos trabalhos realizados para a editora responsável pela Revista Ferroviária. Desde 2006, tenho produzido os mapas das ferrovias brasileiras para a revista, anuário e Mapa das Estradas de Ferro do Brasil”, diz.

Os textos apresentados no livro foram originalmente publicados no jornal A Tribuna Piracicabana, entre 2017 e 2018. “O conteúdo é um esforço de síntese, buscando por modelos que possam explicar o sistema ferroviário atual. Para compor este livro, foram acrescentadas ao texto original figuras e fotos, estas do acervo formado a partir das dezenas de viagens realizadas pelo país com foco nas ferrovias”, afirma.

Ferrovia e Sociedade aborda uma série de questões que vai muito além de trilhos, dormentes, material rodante e cargas. Discute temas a partir de uma visão mais ampla do sistema ferroviário brasileiro, procurando desvendar a real contribuição desse serviço público para a sociedade.

Sobre o autor

Vitor Pires Vencovsky possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de Piracicaba, Pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

É professor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, Anhanguera Limeira e Faculdade Pecege. Participa do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Academia Piracicabana de Letras, Corporação Musical União Operária, Instituto Cecílio Elias Neto, Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e Inovação de Piracicaba e Rotary. É revisor de revistas e periódicos e articulista da A Tribuna Piracicaba e Jornal de Piracicaba.

Serviço

Lançamento do livro Ferrovia e Sociedade

  • Data: Dia 14/12/2019 (sábado), às 10h
  • Local: IBA (Instituto Beatriz Algodoal)
  • Endereço: Rua São José, 446 – Centro, Piracicaba/SP

Publicidade