Texto: Mauricio Ribeiro
O coletivo de capivaras é manada; mas já existe uma campanha nas redes sociais para adotar o termo ‘‘capivárias’’, muito mais adequado e propício. Mas a nossa entrevistada da semana é única, e cheia de personalidade. Com vocês, Mona, a capivara que virou figurinha carimbada nos eventos mais badalados da cidade; e que falou (!) com exclusividade para a coluna.
Mona, a gente sabe que hoje você já faz parte da cultura piracicabana. Como foi que você nasceu?
Primeiramente, é um prazer estar participando desta entrevista; estou muito feliz e fico lisonjeada. Eu nasci como toda família de capivaras que moram e vivem ao redor do nosso Rio Piracicaba. Não é difícil os moradores e turistas, ao passear na Rua do Porto, encontrarem nos arredores lindas capivarinhas vivendo por ali. Então, papai um dia teve essa ideia de dar vida a uma capivara linda, animada e que fizesse a diferença para a nossa cidade e representasse esses animais. Vamos dizer que é como a historia do Pinóquio, que foi criado e feito por um carpinteiro, e uma fada deu vida ao boneco. Mas tenho uma ótima diferença das capivarinhas que vivem por aqui: eu não tenho carrapatos e posso ser abraçada a vontade!
Sua presença sempre traz muita alegria e agito nos eventos por onde passa. A “alma” da Capivara Mona é sempre a mesma pessoa, ou artistas diferentes dão vida à personagem?
Bem, em todos os eventos ate agora a “alma” da Mona é a mesma pessoa, o mesmo artista que é meu papai. Mas de acordo com a frequência, e as vezes se papai estiver com um compromisso, tem outros artistas que podem substituir e dar vida a Mona. Meu primeiro evento foi participar da inauguração do CT Engenho Crossfit. E por aí fui realizando mais eventos, como o Kapivara Fest, que foi realizado no Engenho Central, com a presença de bandas e artistas como Fresno e CPM22; festas particulares, e também participei do Natal do Mercadão Municipal, agitando e dançando. E em 2023 participei do Caranaval do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e também do Bloco da Ema. O último evento do qual participei foi a 8ª Festa do Pastel.
Quem foi responsável por criar o seu design?
O responsável pela minha idealização , design e criação foi o coreógrafo e dançarino José Antonio Matarazzo de Almeida (ZeAn Matarazzo), que é meu papai. Minha idealização surgiu em 2020, durante a pandemia, e fiquei esperando o momento certo para realmente ter vida. Então, em agosto de 2022, começou minha criação juntamente com o apoio e ajuda do Luan Camargo de Souza. Minha criação durou três meses. Fui sendo confeccionada aos poucos, com muito cuidado e carinho. E em novembro de 2022 nasci, linda! Em janeiro de 2023 fui acolhida pela minha amiga Rafaela Di Iglia e agenciada pela Onix Entretenimento, uma empresa pioneira de Piracicaba, que proporciona animação e entretenimento de festas com várias atrações, como o Robozão de led. E também é nessa empresa que meu papai ZeAn trabalha.
Seu nome é forte, praticamente uma marca. Podemos esperar o surgimento de produtos com a estampa da sua imagem?
Olha, sinceramente, não imaginei esta possibilidade; mas agora que surgiu esta ideia é algo para se pensar, e mais pra frente podemos, sim, dar início a um projeto deste. tipo.
Semana que vem começa a Festa das Nações de Piracicaba, de quarta a domingo no Engenho Central. Você está programada para fazer presença vip no maior evento de gastronomia solidária do interior paulista?
Opa! Adoro Festa das Nações! Muita comida gostosa e uma festa maravilhosa. Com certeza estarei presente. Só estou ainda em fechamento das datas, mas será divulgado no meu Instagram em breve.
Falando um pouco da sua intimidade… Está vivendo um relacionamento, a procura de um novo amor ou simplesmente “de boa”?
Atualmente estou solteira, mas deixando a vida me levar. Meu coraçãozinho está, ainda, em reconstrução…
Quais são seus planos até o fim de 2023?
Tenho muitos planos e festas para realizar ainda esse ano, em andamento. Tenho já a Festa das Nações, aniversários para participar, festas no dia das crianças… Bem, estou aberta a convites para festas e eventos e se quiserem me chamar é só entrar no Instagram da Onix Entretenimento (@onixrobooficial). Ah, e tenho um Instagram só pra mim, então me sigam lá: @capivarapira2022.
Mona, as capivaras são conhecidas pelo instinto materno. É lindo ver como cuidam e guiam os filhotes na orla do Rio Piracicaba. Que mensagem você deixa para as mamães nesse Dia das Mães?
Só por curiosidade nossa gravidez pode durar até 120 dias. Normalmente, damos à luz três filhotes por vez, mas podemos engravidar até sete vezes. Imagina quanto amor temos no coração pra cuidar e guiar nossos filhotinhos no seu primeiro ano de vida… E somos solidárias nos cuidados com os filhotes! Muitas vezes, amamentamos e cuidamos dos filhotes de outras fêmeas do grupo sem nenhum tipo de distinção. E por isso dizemos aos filhotes os amamos ‘‘com toda a minha barriga’’, porque ela é maior que o coração! Então, agora vai minha mensagem nesse dia especial das mães:
“Ela tem o poder de carregar
toneladas de amor e de ternura,
uma infinidade de bravura
e uma luz que jamais vai se apagar,
pois seu brilho é capaz de iluminar
o caminho que vamos percorrer
Se arrisca pra poder nos proteger
Não importa por onde a gente for
Nas três letras de mãe tem tanto amor
que não há quem consiga descrever”
Feliz Dia das Mães pra todas as mamães!
E um beijo especial para a mamãe do ZeAn, a Ana Maria; e também do Luan, a Marta.