Desde 2018

⭐ Piracicaba, 19 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Exposição sobre arquitetura italiana marca nova fase da Società di Mutuo Soccorso

abertura-de-exposicao-1024x680

A exposição “Arquitetura Italiana no Estado de São Paulo”, aberta no dia 28 de agosto, reposiciona a Società Italiana di Mutuo Soccorso em sua missão de repercutir os feitos socioculturais de Piracicaba, tendo à frente o senso de italianidade. O evento é fruto de parceria com a Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac). A noite contou com a presença de autoridades locais, muitos descendentes de italianos e a certeza de que um novo caminho está sendo traçado para que o prédio centenário da entidade recupere sua arquitetura original e todo o seu dinamismo.

Os painéis da exposição, instalada no teatro italiano da entidade, estão disponíveis para a visita de todos os interessados, de terça à sexta-feira, das 8hs às 13 horas e das 14h às 18 horas. Aos sábados, das 8h às 12 horas, na Rua Dom Pedro I, 781, Centro. O evento integra a agenda comemorativas aos 150 anos da imigração italiana no Brasil e do aniversário de 257 anos de Piracicaba.

“Não adiantaria um prédio como este ser apenas restaurado. Ele precisa ter vida. Esta exposição é um ponto de partida para demonstrar a determinação da atual diretoria para fazer com que as coisas aconteçam. Após o restauro, sem dúvida as atividades aqui vão ganhar em intensidade, sempre na perspectiva de envolver os piracicabanos com produções que agreguem valor ao calendário cultural da cidade”, observa Juliano Meneghel Dorizotto, presidente da Società.

A exposição chama a atenção para a necessidade de políticas de conservação e preservação de patrimônios culturais de extrema relevância para a história do Estado de São Paulo, que foram construídos pelos primeiros imigrantes italianos que decidiram se fixar na região, desde o final do século XIX. É fruto de um extenso trabalho de pesquisa envolvendo diversos arquitetos, sob a coordenação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU/USP), com financiamento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP).

Dentre os prédios históricos de Piracicaba, selecionadas pela curadoria estadual da exposição, estão a Capela de São Pedro, do bairro Monte Alegre, a Escola Estadual Moraes Barros, a Escola Estadual Sud Mennucci, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o Portal do Cemitério da Saudade, o Seráfico São Fidéliz, a sede da Società Italiana di Mutuo Soccorso e o Teatro Santo Estevam.

Sobre a exposição
O material itinerante é parte do projeto “Plataforma on-line: Arquitetura Italiana no Estado de São Paulo”, que tem como objetivo divulgar e proporcionar o acesso livre à uma produção pouco conhecida pela historiografia da Arquitetura e do Urbanismo Brasileiros. O projeto completo pode ser acessado pela Plataforma através do site: www.arquiteturaitalianasp.com.br. Atualmente, a plataforma conta com informações relativas a projetos, obras e profissionais italianos de primeira e segunda geração que atuaram nas cidades de Araraquara, Campinas, Limeira, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Pardo, São Paulo e Santos.

O legado da arquitetura desses profissionais ficou evidenciado em trabalhos desenvolvidos por pesquisadores, incluindo os arquitetos Marcelo Cachioni, integrante da equipe do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial (Semuhget), responsável por Piracicaba no projeto, e Juliana Binotti P. Scariato, autora do projeto de restauro da sede da Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba.

Fonte Redação

Publicidade