Piracicaba, 21 de maio de 2024 | www.folhadepiracicaba.com.br
Piracicaba, 21 de maio de 2024

OUÇA A RÁDIO

Pesquisar
Close this search box.

Exposição “Festival Ogum e suas origens culturais – A cultura africana entre nós” recebe visita de escolas

4b83880f-994c-445f-a55c-b9f19360dc22

O “Festival Ogum e suas origens culturais – A cultura africana entre nós” começou na última terça-feira, dia em que se comemora o Dia de Ogum, orixá protetor da ordem e das tecnologias, e tem trazido conscientização e aprendizado para muitos jovens. Mais de 400 alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, PcD e EJA já visitaram a exposição.

Com programação extensa e diversificada, a 11ª edição do festival conta com palestras, apresentações musicais e de dança, oficinas e rodas de conversa, além da exposição de mais de 50 objetos oriundos da África e que contam a história deste povo de cultura ancestral tão rica. A acessibilidade também é um dos itens primordiais desta edição. Os objetos expostos possuem placas em braile e um orientador cultural acompanha toda a visita, fazendo a descrição dos itens. Nas apresentações e palestras não  poderia  ser  diferente,  todas  são  transmitidas  ao  vivo  através  do  Youtube

@CaminhodosOrixas e possuem intérprete de libras. “Estas ações fortalecem o objetivo do Festival, que é colocar em pauta ações de combate ao racismo, promoção da igualdade racial, luta contra a intolerância religiosa e principalmente a influência da cultura africana na formação da cultura brasileira, sempre com foco no esclarecimento, enriquecimento e atualização dos temas para inserção através da transmissão de conhecimento, dando oportunidade e protagonismo para artistas do segmento afro de apresentar seus trabalhos e espetáculos de forma ampla e inclusiva”, comenta Luciene Narciso, Produtora Executiva do Festival deste ano.

O Festival recebe visitantes de toda a região até 29 de abril, das 10h às 22h para a exposição com orientação cultural, e com atrações todos os dias a partir das 19h30. O Casarão da Cultura fica na Av. Três, 568 – Centro. Este evento é uma realização através da Lei Paulo Gustavo por intermédio do Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade