Na próxima quinta-feira (21), às 19h30, a Faces Ocultas Cia. de Dança volta a Piracicaba com mais um espetáculo: Frida, que será apresentado gratuitamente na Sala 1 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto.
Com realização do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Cultura e Economia Criativa), produção da Associação de Danças Faces Ocultas, e apoio da Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria da Ação Cultural, a Faces Ocultas traz a obra coreografada por Poliane Fogaça, para a comemoração de 25 anos da cia, com duração de 65 minutos.
Abordando a vida e a artista que é e foi Frida Kahlo, sob uma ótica mais detalhada de sua trajetória, a obra foi concebida com o apoio do Proac Produção 2021.
Realizada por meio de pesquisas nas criações artísticas da pintora, filmes, documentários e em seu diário, o trabalho costura sua dramaturgia, baseando-se também, de forma livre, na obra O Segredo de Frida Kahlo, de Francisco Haghenbeck, que incorpora o elemento/personagem da Morte ou Madrinha, que evoca a ligação direta de Frida com o amor pela vida entremeado com o tema da morte, presente em suas obras, tendo o corpo como tema.
O espetáculo retrata mulher, pintora, latino-americana, sexualmente livre, marcada pela deficiência física, politicamente ativa às questões sociais de seu país e artista em um meio totalmente dominado por homens, Frida Kahlo, sempre defendeu sua perspectiva própria afirmando nunca ter sido surrealista. “Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade.” Ela pintou sua vida e sua morte, abrindo caminho para que “novas Fridas” pudessem ser o que queriam ser. Como dizia: “Eu costumava achar que eu era a pessoa mais estranha do mundo, mas aí eu pensei: tem que ter alguém como eu, que se sinta bizarra e imperfeita, da mesma maneira como eu me sinto.”
Através da dança, a companhia Faces Ocultas mostra a grandiosidade dessa mulher, que resume em sua vida intensa, a coragem e força de todas as mulheres.
E para quem gosta de dança e quer aprender mais sobre esta arte, a Faces Ocultas fará, antes do espetáculo, das 13h30 às 15h, uma oficina de dança voltada para interessados a partir de 13 anos, com a professora Poliane Fogaça, gratuitamente, mediante inscrições.
Ingressos: Entrada é 1 kg de alimento não-perecível (opcional) destinado ao Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba). Retirada 1 hora antes do espetáculo. Classificação: Livre. Informações: www.facesocultas.com.br. (11) 4602-5236. Formulário para a oficina: https://forms.gle/CH6we2sYU8xbMTJYA, com limite de 25 vagas.