Desde 2018

⭐ Piracicaba, 23 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Casa do Povoador recebe exposições de maquetes de lugares famosos de Piracicaba

Centenário portal do Cemitério da Saudades é uma das maquetes da exposição

Obras em papel e pintadas a tinta guache são produções do fotógrafo Paulo Tibério, o Pauléo

Como parte da programação especial que celebra os 257 anos de Piracicaba, a Casa do Povoador recebe a partir deste sábado, 10/08, às 14h, a inédita exposição de maquetes produzidas pelo fotojornalista Paulo Alcides Tibério, o Pauléo.

É a primeira vez que ele expõe estas obras ao público.A entrada é gratuita e tem realização da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

A exposição intitulada Piracicaba Contada Através das Maquetes de Paulo Tibério (Pauléo) tem cerca de 30 obras de pontos turísticos e construções emblemáticas da cidade, produzidas nos últimos três anos.

São produções em papelão e pintadas a tinta guache de espaços como a passarela Pênsil, o Engenho Central, a Rua do Porto, a Esalq-USP, Museu Prudente de Moraes, a Igreja Bom Jesus, as Catedrais de São Antônio e a Metodista, as casinhas antigas do Bairro Monte Alegre, entre outros.

Para a confecção, Pauléo revive seu eterno ofício, o da fotografia, para registrar o local em diversos ângulos e estes registros fotográficos servem de base para ele fazer as maquetes.

Fotografo os locais com o meu olhar e busco os detalhes para aplicar nas maquetes, ele conta.

O ARTISTA – Paulo Alcides Tibério, de 68 anos, o Pauléo, é natural de Piracicaba e um nome respeitado na imprensa local.

A história de Paulo Alcides Tibério com as lentes começou quando ele ainda era adolescente por incentivo de quem ele chamou de mestre, o também fotógrafo Henrique Spavieri, ex-fotógrafo da Prefeitura de Piracicaba, e que também inspirou gerações de profissionais da imprensa piracicabana.

Pauléo teve seu primeiro registro em carteira em 1972, como entregador de jornal em um veículo de imprensa centenário de Piracicaba.

Cerca de quatro anos depois, perto dos 16 anos, já atuava como fotojornalista, profissão que seguiu por mais de quatro décadas.

SERVIÇO – Exposição Piracicaba Contada Através das maquetes de Paulo Tibério (Pauléo). Inauguração amanhã, sábado, 10/08, às 14h, na Casa do Povoador. Avenida Beira Rio, sem número. Visitação gratuita até o dia 30/08. Entrada gratuita.