Desde 2018

⭐ Piracicaba, 25 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.
[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Orquestra Noiva da Colina

Adolpho03

Conheci recentemente, na abertura da 5ª. Flipira, o trabalho desenvolvido pela Orquestra Noiva da Colina, com seus instrumentos e repertório particulares, que prestigiam a música raiz, com ênfase nos hinos de Piracicaba e música tema da própria Orquestra. Criada recentemente, encantou a todos os presentes, naquela ocasião, com suas violas e integrantes, abrindo a feira Literária de forma magistral. Posteriormente a essa ocasião, convidei a maestrina Ivete da Silva Cunha Machado e a violeira Maria de Lurdes Sodero Martins, para uma entrevista no nosso Café co Dorfo, no Portal Nova 15 (Ver Serviço, ao final desta matéria).

A Orquestra Noiva da Colina é um projeto que nasceu na escola de música Momento Musical (@momentomusical.piracicaba), em junho de 2022, unindo os amantes da música raiz, da música caipira, que apreciam a poesia, histórias cantadas e suas rimas, o som da viola e toda beleza musical de nossa querida Piracicaba e região. A Orquestra tem em sua formação, 31 instrumentistas, sendo 13 violas, 15 violões, 02 percussões, 01 acordeom, além da beleza vocal que a música caipira inspira com suas melodias, unindo vozes femininas e masculinas.

A Noiva da Colina participou de importantes eventos em Piracicaba, dentre Eles, ESALQSHOW, Hamburgada do Bem, ; Uma noite raiz I e II (Na Biblioteca Municipal),Festa Junina do Lar dos Velhinhos; Festa de santo Antonio; 3ª, 4 [ e 5 [ edições da Assupira e Empreendedorismo;  Festa Junina da paróquia São Pedro; Comemoração dos 135 anos do Mercado Municipal;; Sessões solenes de aberturas da 4ª e 5ª edições da Flipira;  Conpuesp; Festa da Paróquia de nossa Senhora dos Prazeres; Concerto da Primavera da Santa Casa de Piracicaba; Festival Cultural da FOP; Feira de condomínios e Bem viver. E, em Capivari, Festa da Família na Escola municipal “Augusto Castanho”.

A Orquestra traz um repertório riquíssimo e de alto nível. Os arranjos, regência, preparação vocal e instrumental são das professoras Ivete Cunha Machado e Sandra Marques. Ivete Cunha Machado e Sandra Marques são musicistas e professoras de música na cidade de Piracicaba, contribuindo há mais de 45 anos com a formação de novos músicos Piracicabanos e trabalhando em prol da cultura na cidade. Ivete Cunha Machado (diretora e regente) Contato: (19) 98178-1262 / (19) 3371-0458 @orquestranoivadacolina (Instagram) ivetescmachado@gmail.com

Integrantes da Orquestra Noiva Da Colina Viola Caipira

Clélia Oliveira Silva Helvétia B. Cristal de Souza Jocilene Mantelatto Pecorari Jose Antonio de Moraes Laerte Rodrigues Lazara C. Coral Maria de Lourdes Piedade Sodero Martins Maria Inêz Delamuta Ayres da Costa Marilza Aparecida Stolf Maurício Vieira Miguel Maniero Roberta Andrea Gonçalves Tietz da Silva Sandra Regina Marques VIOLÃO Betina Salera Gaiad Cintia Cristina Bigaram Daniela Taís Zampaolo Dóris Celeste Galvani Franzin Eliane Gisele Bertonseli Gaiad João José Monteiro Isabella Maria Gonçalves Tietz da Silva Ivete Cunha Machado Ivone Maria Filhinho Gozetto Laís Camilo Romano Leda Coletti Mafalda Gomes Sant’ Anna Maria Angélica Pereira de Camargo Maria Margarete Spazziani Colliaso Roseli Grisotto PERCUSSÃO Helen de Oliveira Scremin José Fábio Paes e no acordeon, Vera Lúcia B. Orlando

Quem são as Maestrinas

Ivete da Silva Cunha Machado

É diretora da Escola de Música “Momento Musical”, a qual fundou em 1992, na cidade de Piracicaba- SP. Violonista, Musicista, Pedagoga e Especialista Pós-Graduada em Musicalização Infantil e Regência Coral, desenvolve há mais de 40 anos, a Educação Musical para crianças, jovens, adultos e educadores infantis. Nasceu em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Apaixonada por música desde pequena, iniciou seus estudos aos seis anos observando seu pai, irmão e tio. Aos treze anos, já morando em Piracicaba, começou estudar violão erudito fazendo aulas particulares com o Prof.º Sérgio Belluco e posteriormente passou a estudar na Escola de Música de Piracicaba “Ernest Mahle” (EMPEM) e no ano de 1983 concluiu seus estudos em Violão Erudito pela Escola de Música de Piracicaba “Ernest Mahle”. Atualmente divide a direção da escola Momento Musical com seus filhos, Jeane e Leandro, e realiza a regência de dois projetos da escola, o Coral Momentus e a Orquestra Noiva da Colina, que traz a proposta de divulgar a música caipira raiz. Esse ano a Momento Musical passou a ser uma franquia e está com sua segunda unidade em Campinas, SP

Sandra Regina Marques

Iniciou seus estudos de violão popular em 1979 com a professora Gisele Mara Viccino. Em 1981, com o professor Sergio Napoleão Belluco, deu início aos estudos de Violão Erudito. Fez parte do Conjunto Piracicabano de Violões, sob a coordenação do Professor Sergio Belluco de 1989 a 2013. Ministrou aulas de violão popular na Secretaria de Ação Cultural do Município de Piracicaba de 1987 até 2019.

Em 2004 ingressou no grupo Choro de Saia onde assumiu o violão de 7 cordas. Em 2016 iniciou os estudos de viola caipira, tendo participado da Orquestra de viola caipira de São Pedro sob a regência de João Paulo Amaral de 2018 a 2020.

É regente da Orquestra Noiva da Colina, juntamente com Ivete Cunha Machado, um projeto da Escola de Música Momento Musical, sendo também a responsável pelo curso de viola caipira da escola.

Orquestra Noiva Da Colina

MUSICA E LETRA DE DORIS GALVANI FRANZIN

 Nós… Somos de Piracicaba, Orquestra Noiva da Colina.

Trazendo a moda caipira, recordando os cantores que nos inspira.

O nosso objetivo é resgatar a moda raiz. Não desvalorizando, a moda nova que vem por aí.

A viola é o instrumento paixão de todo violeiro,

No repique, ponteado, ela dá seu recado com muito esmero.

Poesias que nos fascinam têm dentro desse Brasil. A natureza é divina, somos Noiva da Colina, uma orquestra, aqui de Pira.

 A orquestra foi formada em cima de muita pesquisa.

De quem foi compositor, tocador, cantor de lindas poesias. Somos Noiva da Colina, muito prazer somos violeiros

Trazendo nossa alegria pra essa cidade E Brasil inteiro.