O jornalista César Costa é o mais antigo personagem do jornalismo televisivo na cidade de Piracicaba. Seu programa semanal “Piracicaba em Destaque”, hoje na TV Ativa, entrevista personalidades públicas, da iniciativa privada, personagens da política, dos esportes, da cultura. Que transformaram o jornalista no maior guardião da memória áudio visual de nossa cidade, com mais de 17 mil fitas de vídeo e áudio guardadas no estúdio particular que mantém no Bairro Alto e arquivadas digitalmente. Por lá, a sociedade do futuro poderá ver e ouvir a voz, o sotaque, as ideias nos vários campos e dimensões da sociedade ao longo de mais de três décadas. O acervo aguarda uma manifestação, quem sabe do poder público local, para que todas essas entrevistas fiquem sob a guarda e possam ser estudadas, pesquisadas e guardadas para sempre na memória do povo piracicabano.
César, nascido César Lásaro Ferreira Costa, em 15 de setembro de 1961; filho do prof. Benedicto Evangelista Costa e Jandira Ferreira Costa, ele então professor de desenho e posteriormente diretor da tradicional Escola Estadual Sud Menucci, onde o filho estudou no primeiro e segundo graus, fazendo o curso primário, ginasial e colegial, no período entre 1967 a 1980.Hoje, aos 64 anos, casado com Gilvane de Lurdes Spolidoro Costa , pai de Vinicius Cesar e Giselle, ele desempenha com competência a tarefa de fazer Piracicaba ser destaque permanente nos seus programas, entrevistando pessoas, apresentando acontecimentos educacionais, culturais e sociais em vários espaços da cidade, exercendo entre outros cargos o de grande divulgador da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, onde manteve programas informativos desde o ano 2000, tendo ocupado cargos de primeiro secretário e atualmente fazendo parte do Conselho da entidade entre outras instituições públicas e privadas locais.
Ele também faz parte dos jornalistas pioneiros formados pela Universidade Metodista de Piracicaba, onde cursou a Faculdade de Comunicação entre os anos de 1984 a 1987, que acreditaram na carreira profissional na área. E depois disso, passou a participar nos últimos 30 anos da vida dos veículos de Comunicação locais e regionais. Sua primeira atividade profissional foi ser o Gerente comercial da empresa Cartha´s Marketing, que cuidava do agenciamento de anúncios do Jornal de Piracicaba. Passou também na mesma área no jornal O Diário. Começou cedo também como estagiário do programa “O povo quer saber”, na Rádio Difusora, ao lado do então deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame, até o momento de ser ameaçado de morte e também o apresentador Thame, por denúncias contra o prefeito da época.
É daquela época também sua mais generosa lembrança ou seria lambança? Surpreendido por Thame para assumir a locução do programa após a ameaça, César começou a balbuciar algumas palavras, dava muitas vezes a hora certa e anunciava música no improviso com apoio do sonoplasta Celso Ribeiro, que ergue do outro lado do estúdio um disco com o cantor Moacir Franco. Nevoso, Cesar anunciou “e agora nossa próxima atração a musica do cantor Moacir FRANGO…” assim com todos os Gs possíveis.
Trabalhou ainda nas áreas comerciais da TV Campinas, à época retransmitida para 90 cidades da região e da TV FR, que pertencia na época a Rede Manchete, sob a direção do ex deputado federal Fausto Rocha, com o programa Painel Piracicaba. E foi por conta de um aceno do proprietário, de que teria um programa de entrevistas por lá, em nível regional, que César trocou a Globo pela Manchete na época.
Na sua memória politica afetiva, além das boas lembranças ao lado do ex deputado Thame, estão entrevistas marcantes com o ex governador Mário Covas, no Hotel Beira Rio; outra com Fernando Henrique Cardoso, então ministro de relações exteriores, uns dias depois, transformado em Ministro da Fazenda e criador do Plano Real. Mário Covas veio cerca de centenas de pessoas ao hotel na época; Fernando Henrique veio sozinho, só com o motorista do carro que o trouxe a cidade, para fazerem campanha em favor do parlamentarismo, à época. Foi pioneiro também em entrevistas na antiga TV Beira Rio, hoje TV Ativa, onde mantém seu programa semanal.
Outra mais recente, quando entrevistou o sindicalista Osmir Bertazoni, que lançou seu livro “Alpharábio´s”, Osmir pediu a Cesar que lhe mostrasse uma das fitas gravadas. Ele puxou uma aleatória. Era uma entrevista com o falecido Capitão Gomes, que foi instrutor do Tiro de Guerra e vereador e tinha falecido recentemente naquela ocasião. Osmir ficou perplexo. César também, porque haviam comentado sobre o Capitão durante o programa. “Ele queria nos dar um recado lá de cima. Talvez quisesse se despedir da cidade por meu intermédio”, brincou César.
Das dificuldades que teve em sua trajetória, citou apenas uma quando tentou entrevistar o cantor Jorge Benjor, em evento no Clube de Campo. O cantor passou correndo, sem lhe dar atenção. César ficou chateado. No final do show, um diretor do Clube informou que o cantor estava em seu camarim, a disposição para s entrevista. Ainda chateado, César não foi até o cantor. Fora isso, só ações bem sucedidas em suas entrevistas e ações nas empresas de comunicação pelas quais passou.
Serviço
PORTAL NOVA 15
CAFÉ CO DORFO
Entrevista com o jornalista César Costa
Piracicaba em Destaque, na TV Ativa de Piracicaba Canais 26.1 digital (regional), 21 Net 19 Vivo Exibições: Inédito: quinta-feira as 21 h00 Reprises: sábado as 20h00 e domingo as 22h00.
Estudio rua Alfredo Guedes, 1581. Contatos cesarcostaestudio@gmail.com