Desde 2018

⭐ Piracicaba, 19 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Nina de Oliveira estreia na literatura

Nina de Oliveira

Serão lançados na próxima sexta-feira, dia 19 de julho às 19 horas, na Biblioteca Municipal os exemplares do livro “Letras & a Morte”, de Nina de Oliveira, mostrando sua vivência como autora e ficcionista nesse seu projeto de estreia em nossa cidade.

Nas páginas do livro, é narrado um enredo ficcional, a partir das percepções da autora sobre uma personagem fictícia, a partir da qual gera um enredo mágico e envolvente.

O prefácio foi escrito pela poetisa e representante da Academia Piracicabana de Letras, Elisabete Bortolin.

Seu nome é Regina Oliva, mais conhecida como Nina Oliva, nasceu em Bagé, no Rio Grande do Sul, em 1963. Formada em Letras.

Fã de autoras como Clarice Lispector, Virginia Wolf, Dona Tartt, Socorro Acioli e grande admiradora do nosso Rio Piracicaba, que enxerga pelas frestas da janela de seu apartamento na região central de Piracicaba, onde reside e busca inspiração para contar esta e outras histórias que mantém ainda guardadas com carinho em seus arquivos.

Ela esteve recentemente, a convite do CLIP, Centro Literário de Piracicaba, fazendo palestra, também na Biblioteca, para frequentadores do espaço, relatando um pouco da sua trajetória de vida e comentando um pouco sobre o lançamento do seu primeiro livro em nossa cidade.

A autora convidou a vereadora Rai Almeida para ser comentarista da obra no lançamento a ser realizado.

 

O livro e um pouco da sua história

A obra está dividida pelos seguintes Capítulos: A Selva de Juno, O Zoológico de Stone, Animais Domésticos, A Livraria – Primeiras Lembranças, Matrizes, A Livraria – Lembranças Antigas, O Silêncio da Salamandra, O Futuro da Espécie, A Clareira na Selva, A Livraria – Outras Lembranças, Baile dos Bichos, Baile de Máscaras, Epílogo, e embora os capítulos possam sugerir uma aventura nas selvas, ao contrário, é realizado entre paredes e espaços de uma cidade grande.

Foi impresso na Editora Penalux, de Guaratinguetá, São Paulo. Os exemplares serão vendidos aos interessados por ocasião do lançamento e posteriormente, nas visitas que a autora fizer por outros espaços culturais locais e fora da cidade.

É importante que a cidade de Piracicaba conheça minhas origens, minha história e minha trajetória em nossa cidade, construídas com muito trabalho, sacrifício, luta, determinação e honestidade. E, a partir de agora, também minhas habilidades no campo literário, afirma a autora embora os capítulos possam sugerir uma aventura nas selvas, ao contrário, é realizado entre paredes e espaços de uma cidade grande.

 

Prefácio de Elisabete Bortolin

Na literatura clássica de suspense, destacam-se personagens como Sherlock Holmes, onde o campo da espionagem é retratado com requintes.

Mas para construir uma biografia, como a que Regina Oliveira construiu, dificilmente teríamos uma relação harmônica entre realidade e ficção. “Stone by Stone”, revela a perspicácia da autora e sua personagem autoral, a jornalista Juno, que freia as próprias emoções em busca de uma história de intrigas.

Como, ainda, construir uma biografia de um bem sucedido empresário de um escritório de projetos arquitetônicos?

E como transformar sua esposa, Luiza, Lu, Lulu, que tinha sobrenome quatrocentão e puxou o marido, filho de um arquiteto bem sucedido, para o primeiro mundo da prosperidade de uma cidade da grandeza e diversidade como São Paulo, abrindo-lhe as portas para o êxito empresarial, que ele construiu com parcimônia. Tendo na esposa, inspiração e profunda paixão.

Mas, para além do título instigante, há o mistério de um assassinato, um crime. Uma biografia com traços inovadores, que é ao mesmo tempo um romance com espionagem, como bem cabe ao estilo novelesco.

Talvez nessa quase biografia, novela, ficção, um pouco realista, que nos deixa perplexos, até a última página, últimas ideias. Uma aula, uma nova metodologia para a construção de um livro biográfico, onde os personagens, por dentro das paredes da empresa bem sucedida, aparecem como parceiros e vilões, com as mesmas intensidades.

Talvez você, depois da leitura, fique tão intrigado como os espectadores de uma novela que até hoje não respondeu, nem se por aqui andasse o competente Holmes, de forma objetiva, quem afinal “matou Odete Roitman”, novela que fez grande sucesso e será relançada em breve na Rede Globo.

Se você gostou daquela novela, vai adorar estas páginas, com que Regina Oliveira nos brinda neste livro. E, em especial, do presente que Luísa deixou para Juno, quando a autora foi visita-la na prisão.

Na torcida para que você caro(a) leitor(a), tenha lido esta quarta capa antes de mergulhar neste livro…e não depois!”

SERVIÇO:

Lançamento dia 19 de julho às 19 horas, na Biblioteca Municipal “Letras & a Morte”, de Nina de Oliveira.

Publicidade