Desde 2018

⭐ Piracicaba, 19 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Elias Dos Bonecos para Jovens Leitores

Elias Dos Bonecos para Jovens Leitores

A escritora piracicabana Ivana Maria França de Negri lançou mais um livro infantil da coleção Lendas e Personagens Folclóricos de Piracicaba, em homenagem a Elias Rocha, o Elias dos Bonecos. É o sexto livro da série que já tem os títulos: Lenda da Noiva da Colina, Lenda do Túmulo do Padre Galvão, Lenda da Inhala Seca, Lenda da Cobrona na Catedral e Capitão Nhô Lica.

Desta vez, o personagem é o Elias dos Bonecos, com ilustrações das netas gêmeas Ana Laura e Ana Liz de Negri Kantowitz. O livro, patrocinado pelo Colégio Objetivo, teve a manhã de autógrafos no dia 17 de agosto, durante a FLICO – Feira Literária do Colégio Objetivo. Em outubro, a obra também estará disponível na Flipira, no Engenho Central.

Elias Rocha nasceu na Chácara Morato, em 3 de agosto de 1931, nas proximidades das barrancas do Rio Piracicaba, sempre presente e inspirador de sua obra. Formado na Escola Senai, foi trabalhar em empresas metalúrgicas, sem deixar de outro hábito incomum, construir barcos.

Foram mais de três mil em sua vida. Depois disso, passou a ser carroceiro e coletor de materiais inservíveis que encontrava pelas ruas da cidade como papelão, latas, garrafas, que vendia em locais apropriados.

Os bonecos surgiram quando Elias, foi convidado para fazer um “Judas” na Semana Santa e foi escorraçado por uma vizinha, cujo filho tinha se assustado com a feiura dos mesmos.

Mas Elias, paciente e sereno, teve nos amigos, a força necessária para ouvir que aquilo era lindo e poderia transformar a paisagem do nosso rio. E sacudir a imaginação da cidade. Então passou a produzir com intensidade e a distribuir seus bonecos pela orla do rio, do lado de lá da Casa do Povoador.

Mas ele não contava que seus bonecos, antes “feios” se transformassem em objeto de desejo de muita gente. Em especial dos agricolões, que na calada das noites, retiravam seus pescadores da margem do rio e os levavam escondidos para as repúblicas onde moravam, e os faziam de verdadeiros troféus.

Segundo a autora:

Eu já escrevi várias Lendas de Piracicaba e também sobre o personagem folclórico Nhô Lica. Desta vez o escolhido foi o Elias, para que a sua história não caia no esquecimento e seja conhecida pelas gerações futuras e há ainda muitas Lendas e Personagens folclóricos para serem relembrados

 

Pequena biografia da escritora Ivana Maria França de Negri

Piracicabana, membro da Academia Piracicabana de Letras (APL), do Centro Literário de Piracicaba (CLIP), do Grupo Oficina Literária de Piracicaba (GOLP) e do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP).

Possui mais de 80 premiações em diversos concursos literários de vários estados brasileiros. Tem obras publicadas em mais de 50 antologias de contos, crônicas e poesias. Como cronista, articulista e poetisa, colaborou do Jornal de Piracicaba desde 1996 e coordenou a página literária semanal Letras & Rimas por 5 anos. Também teve uma coluna semanal para crianças no Jornalzinho de Piracicaba por 10 anos.

É articulista da Gazeta de Piracicaba desde sua fundação, da Tribuna Piracicabana e do jornal literário Linguagem Viva. Coordena a página literária semanal “Prosa e Verso” na Tribuna Piracicabana há 24 anos, tem inúmeros blogs e sites. Autora de vários livros infantis, livros de contos e de crônicas e da coleção Lendas de Piracicaba. Representante do Mapa Cultural Paulista por quatro vezes na fase municipal e regional.

Integra o livro “Relicário Latino” como representante do Brasil junto com outras poetisas de cidades que compõem a rede de Mercocidades.

Tem poemas publicados em revistas da Itália. Participou como voluntária da Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais por 15 anos. Integra a Sociedade Vegetariana Brasileira.

 

Medalhas

Em 2009 recebeu Medalha de Mérito Cultural e Cívico outorgada pela Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa de Piracicaba (primeira edição do prêmio).

Em 2010 recebeu Medalha de Mérito Cultural por destacar-se e promover a literatura, outorgada pelo Clube dos Escritores de Piracicaba.

Em 2012 recebeu a medalha de Mérito Cultural outorgada pela Secretaria Municipal de Ação Cultural de Piracicaba (SEMAC) por destaque e promoção da cultura.

Em 2013 recebe a Medalha de Mérito MMDC 32 representando os escritores de Piracicaba.

 

Moções de Aplausos

Moção de Aplausos pelos 15 anos da SPPA (Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais) em 2004, depois pelas 1000 edições da Prosa&Verso na Tribuna Piracicabana (fevereiro 2020) e, mais recentemente, pelos 50 anos da Academia Piracicabana de Letras como integrante da diretoria.

Publicidade