Banda conhecida por unir música e sustentabilidade se apresenta no Teatro do Engenho no dia 21 de maio
Um importante e reverenciado grupo, que tem como marca registrada a união entre música e sustentabilidade, lança no dia 21 de maio (quarta-feira), às 20h, no Teatro Erotides de Campos (Teatro do Engenho), o documentário “Corda de Barro: Notas e Tons no Caminho da Sustentabilidade”, em homenagem aos seus 25 anos de história, comemorados em 2025.
Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis para retirada a partir das 19h na bilheteria do teatro.
A sessão contará com apresentação da banda, a Corda de Barro, criada em 2000 em Jaú (SP) e cuja formação clássica e mais duradoura se reuniu na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), campus da USP (Universidade de São Paulo) em Piracicaba (SP). Compõem o grupo atualmente Marcio Sartório (violão), Cecéu (viola), Gabriel Nascimento (percussão) e Marco Munhoz (flauta).
O projeto é viabilizado pelo edital municipal da Lei Paulo Gustavo de Piracicaba. A produção é da Empório Produções Culturais e Se7Cinco Filmes. A realização é do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura de Piracicaba e Secretaria de Cultura.
A responsável pela assessoria de imprensa é a Tempo D Comunicação e Cultura e a Cinco Soluções Digitais é a responsável pelo marketing digital.
A apresentação terá Classificação Livre e contará com acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Conexão com a natureza
Dirigido por Ricardo Santana, o documentário traz depoimentos dos integrantes do grupo Corda de Barro, que se tornou referência e que gravou três álbuns autorais, fez shows em diferentes cidades do Brasil e realizou turnê na Espanha em 2007.
O material audiovisual traz à tona como a banda incorpora a sustentabilidade e a conexão com a natureza em suas canções, nos trabalhos e nos estilos de vida dos integrantes, de forma a valorizar a biodiversidade e as belezas ambientais locais.
Conscientização e pertencimento
De acordo com Marcio Sartório, a ideia da realização desse projeto surgiu a partir da observação da importância da banda Corda de Barro na sociedade e do poder de sua música como uma ferramenta de conscientização e pertencimento à cultura local.
“O contexto de realização do projeto é a cidade de Piracicaba, que é rica em história, cultura e beleza natural, mas também enfrenta desafios ambientais. O objetivo é destacar a conexão entre a cultura local e o meio ambiente, usando a música do Corda de Barro como um veículo para promover a conscientização e ação em prol da preservação das matas e da cultura brasileira”, afirma Sartório.
“O grupo Corda de Barro é composto por músicos apaixonados pelo meio ambiente e pela cultura local e, ao longo de sua história, incorpora princípios de sustentabilidade em suas músicas e estilo de vida. Estamos muito felizes por poder contar essa história de forma cinematográfica”, completa o músico.
SERVIÇO
Lançamento do documentário “Corda de Barro: Notas e Tons no Caminho da Sustentabilidade”, com show do grupo Corda de Barro. Dia 21 de maio (quarta-feira), às 20h, no Teatro Erotides de Campos (Teatro do Engenho).
Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis para retirada a partir das 19h na bilheteria do teatro.