O ano de 2020 entra em reta final e um dos grandes desafios, senão o maior, imposto pela pandemia e isolamento social, foi a empregabilidade.
Muitas pessoas perderam seus trabalhos, outras tiveram sua jornada e salários reduzidos, um número expressivo começou a desenvolver atividades de forma autônoma e muitos garantiram seu sustento, contando apenas com o auxílio emergencial.
Os jovens sentiram ainda mais dificuldade para conseguir seu espaço no mercado de trabalho, que já era complexo sem a existência da Covid-19.
Neste contexto, procurando auxiliar todos os seus alunos, especialmente os que se encontram em início de formação e carreira, o Senac intensificou ainda mais sua missão de preparar pessoas, dando ênfase na autonomia e visão ampliada de mundo, competências essas contidas na proposta do Ensino Médio Técnico em Informática, como destaca a coordenadora Gisela Bassinello:
Mais do que as aptidões tecnológicas, faz-se necessário o desenvolvimento e habilidades comportamentais para este novo mercado de trabalho, as chamadas soft skills, conforme consta no relatório do Fórum Econômico Mundial de 2019, entre elas, o pensamento crítico, a criatividade e a inteligência emocional. Certamente tais competências serão um grande diferencial frente a concorrência acirrada existente hoje na busca por uma colocação profissional.
Trabalho em equipe, inteligência emocional e comunicação assertiva são exemplos das capacidades mais valorizadas no cenário de pós-pandemia, segundo o estudo Habilidades 360°, realizado nesse ano pela PageGroup.
Além disso, ética profissional, visão crítica e holística, atitudes colaborativas, flexibilidade e gestão do tempo também são capacidades que o mercado valoriza e cada empresa prioriza as competências, de acordo com a sua área de negócio.
As soft skills não estão sendo discutidas apenas na atuação profissional, mas também nos ambientes escolares. E para desenvolver essas competências, a educação profissional contribui e muito.
No Senac, essas habilidades são trabalhadas com os estudantes no dia a dia em conjunto com as áreas do conhecimento e a formação técnica profissional.
A professora Mariza Lima Affonso, da área de Linguagens do Senac Piracicaba, destaca um elemento importante no trabalho com projetos:
Aqui o projeto é algo que começa pelo estudante, isto quer dizer que a ideia parte dele, de seus sonhos e de sua identificação com o assunto. Ao tratar de temas do seu interesse e da sua realidade o envolvimento com o projeto torna-se algo significativo e genuíno para o estudante.
Ainda segundo ela, um outro fator importante no desenvolvimento das soft skills é entender que as pessoas aprendem de formas diferentes:
Ao utilizarmos diferentes estratégias e metodologias de aprendizagem, possibilitamos ao aluno explorar e descobrir as diferentes maneiras como ele aprende, tornando-o sujeito do seu desenvolvimento educacional.
E complementa:
Através de práticas como sala de aula invertida, jogos, projetos, dinâmicas e vídeos, para citar apenas algumas, o aluno efetivamente torna-se protagonista de sua aprendizagem e isso alinha-se com os desafios que ele encontrará no mercado de trabalho.
A partir dessas experiências e vivências em sala de aula e das soft skills desenvolvidas junto aos nossos alunos, convidamos toda comunidade de Piracicaba e região a conhecer e entender, a partir de nossa proposta pedagógica, qual seria um itinerário de formação educacional adequado a esses novos tempos, que certamente garantirão aos jovens, um caminhar mais assertivo em busca de seu lugar ao sol no futuro.
Vamos juntos. Desde já, desejo excelentes festas, maravilhoso final de ano e um 2021 promissor a todos.