Desde 2018

⭐ Piracicaba, 21 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.
Picture of João Carlos Goia

João Carlos Goia

Gerente do Senac Piracicaba, jornalista pós-graduado
em mídias e mestre em educação

O paradoxo dos jovens em busca do primeiro emprego e os caminhos possíveis através dos Programas de Aprendizagem

O paradoxo do primeiro emprego ou oportunidade de trabalho, sempre foi um fantasma na vida de nossos jovens, que precisam conseguir seu acesso inicial ao mercado formal.

Se por um lado eles não têm a experiência exigida pela maioria das empresas e instituições, se as mesmas não abrem suas portas pela primeira vez, não conseguirão adquirir jamais essa vivência.

Essa dificuldade inicialmente fica atribuída a esses candidatos, mas a médio e longo prazo, transforma-se numa problemática também para quem contrata, visto que precisam renovar seu quadro de funcionários e atrair novos talentos.

Há anos o mercado vive um dilema, pois existem vagas disponíveis, existem pessoas interessadas e desempregadas, mas a falta de qualificação ou experiência tornam-se grandes barreiras para resolver essa equação, gerando o tão conhecido apagão de mão de obra.

Uma das estratégias utilizadas por muitas empresas para minimizar essas dificuldades, foi de continuar mantendo em seu quadro, os aposentados, que hoje ainda representam boa parte da força de trabalho vigente. Essa solução é paliativa e temporária, pois não se mantem a médio e longo prazo.

Provavelmente algumas respostas para superar esse status encontrem-se em soluções como os programas de Aprendizagem e Aprendizagem Técnica, Primeiro Emprego, Estágios, entre outros.

É necessário ainda, que as empresas entendam, que precisam se tornar um pouco escola, assim como as escolas devem também, aproximar-se da realidade do mercado de trabalho e de suas competências exigidas.

No Senac SP, por exemplo, oferecemos as duas modalidades, sendo um Programa de Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo e também nos cursos técnicos através das qualificações em Administração, Informática e Multimídia e anualmente, apenas em Piracicaba, nossa unidade disponibilizadas em média 500 vagas, ou seja, uma excelente oportunidade para jovens que desejam iniciar sua vida profissional, bem como, para empresas, que podem identificar potenciais talentos para seu quadro de funcionários.

Além das vantagens acima citadas, cumprem ainda com as cotas previstas na CLT, pois a Aprendizagem Profissional é determinada através da Lei nº. 10.097/2000 e regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005, que estabelece que todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratar, como aprendizes, adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos e pessoas com deficiência sem limite máximo de idade.

Importante destacar, que as empresas de pequeno porte também podem contratar, caso tenham interesse, mesmo não existindo a obrigatoriedade por lei.

Se para o jovem a vivência enquanto aprendiz representa uma oportunidade única de ter a primeira experiência de formação profissional e de ingresso no mercado de trabalho, para as empresas torna-se uma excelente ferramenta para garantir uma mão de obra com qualidade no futuro, pois os programas são desenvolvidos em duas frentes, estudo e trabalho.

No Senac enquanto aluno, ele estuda, aprimora suas competências por meio de dinâmicas de grupos, simulações de situações de trabalho, visitas monitoradas, ações empreendedoras e pesquisas, na empresa, onde permanece a maior parte de sua carga horária semanal, trabalhando e aprendendo, sempre com o acompanhamento dos professores e orientadores.

O processo é bem simples, pois basta apenas que as instituições selecionem e contratem seus candidatos como aprendizes, respeitando o que rege a lei e encaminhando-os na sequência para a matrícula no Senac.

Dessa forma, prepara-se um jovem sem experiência numa das mais modernas metodologias educacionais do mercado e ao final do programa, pode-se, caso seja de interesse da empresa, efetivá-lo como funcionário regular.

Em nossa cidade, são incontáveis os cases de trabalhadores que aproveitaram essa oportunidade e conseguiram emprego formal, muitos deles inclusive, ocupando cargos de liderança.

A empresa dessa forma transforma-se em parceria no processo de aprendizagem desses jovens e, além de cumprir a lei, ajuda a prepará-los para o mercado de trabalho.

O programa Aprendizagem certamente configura-se como uma ótima escolha para as instituições e para esta futura geração de profissionais.