Desde 2018

⭐ Piracicaba, 3 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]
Foto de João Carlos Goia

João Carlos Goia

Gerente do Senac Piracicaba, jornalista pós-graduado
em mídias e mestre em educação

2020: Qual o seu saldo? 2021: Quais suas expectativas?

Segundo o Alexander Fleming, prêmio Nobel de Fisiologia, pesquisador e desenvolvedor da penicilina, “As atitudes são muito mais importantes do que os fatos”.

Empresto essa frase de conceituado e histórico médico para iniciar uma breve reflexão neste momento em que acabamos de iniciar 2021, para construir a ideia, de que, independente dos fatos ocorridos, como por exemplo a pandemia e o isolamento social, a atitude que tivemos frente a esse status é o que realmente definiu, como caminhamos e sobrevivemos desde março de 2020 e, claro, os resultados e/ou consequências alcançadas.

Apesar de termos a sensação que o ano findado não foi tão oportuno quanto gostaríamos, muita coisa aconteceu, ou seja, se andei ou fiquei estacionado, esse tempo existiu e com expressivas realizações.

Para darmos conta de definir o que foi 2020, podemos emprestar a linha de pensamento do Antropólogo Francês Edgar Morin, que nos dá as boas-vindas a era da complexidade ou do pensamento complexo.

Sem querer minimizar a obra e pensamento de Morin, poderia resumir o paradigma da complexidade, como um conceito do “Bem Pensar”, pois no mundo atual, precisamos entender e respeitar que tudo tem dois ou mais lados, muitas partes, forças e variáveis diferenciadas.

Em tudo encontramos e visualizamos lados conhecidos e desconhecidos, que inclusive se comunicam, sem deixar de ser interdependentes. Fechando, nenhuma das partes está fora de um contexto, ou seja, tudo encontra-se em constante transformação.

A essa altura desse artigo, você deve estar se perguntando: o que isso tudo tem a ver com seu ano e seu saldo final de 2020 ou expectativas de 21? Explico ou pelo menos tento. Tudo! Deixamos de viver num mundo linear onde as ideias são monossilábicas ou de fácil aceitação. Vivemos num mundo da complexidade, onde pensar de forma flexível faz bem, o bem pensar.

Apenas para exemplificar, a pandemia pode ser classificada de diferentes formas para cada pessoa, baseada em sua experiência e acontecimentos. Para alguns, foi um ano de crise e desemprego.

Para outros, novas oportunidades ou mudança de rotas. Para alguns, uma tragédia mundial sem precedentes. Para outros, novos rumos de consciência em escala global, de como precisamos ser mais solidários e cuidar do que importa e de nosso planeta.

Se você está confuso com tudo isso, não se preocupe. Atributo de todos nós nestes cenários em constante evolução, o que importa efetivamente é a forma como irá se preparar para este novo momento e aqui chegamos as expectativas.

Se permanecer inflexível e agarrados aos paradigmas de ontem, provavelmente irá acreditar que o mundo está de cabeça para baixo.

Se estiver disposto a dizer o que pensa e da mesma forma ouvir os demais, com o intuito genuíno de buscar soluções e dias melhores, certamente será um ser de transformação social que fará a diferença neste novo ano, mesmo ainda com consideráveis desafios em curso.

Voltando ao final de 2020, repito uma das perguntas de meu título: Qual o seu saldo? Não creio que ele tenda a ter apenas números em vermelhos. Certamente se analisar os pilares que compõem sua vida, verá que possivelmente alguns foram bem positivos.

Se perdeu um emprego, pode ter encontrado uma nova forma de empreender e garantir o custeio de sua vida. Se perdeu um ente querido, pode ter encontrado um amor ou feito a diferença na vida de alguém. Se foi enganado ou traído por alguém, outros podem ter tido atitudes generosas para com você. Se não conseguiu fazer uma viagem ou comprar algo que desejava, pode ter-se recuperado de alguma doença ou lesão.

Se em sua análise entender que foi um resultado positivo, ótimo, vamos continuar trabalhando para que permaneça dessa forma diante de nossas expectativas.

Se for negativo, da mesma forma que precisamos cobrir uma conta em déficit no banco, também devemos nos preparar para solucionar o problema e equilibrar essa balança nesses novos 365 dias de oportunidades que temos a frente.

Volto a Fleming: As atitudes importam mais do que os fatos. Os fatos aí estão e por vezes, não é possível negá-los ou transformá-los, mas com atitude, podemos sim superá-los e/ou melhorá-los.

De qualquer forma, creio que existe um fato único, que por si só, equilibra e modifica consideravelmente a balança, levando-a para o lado azul, para o positivo.

Se você leu esse artigo, ou parte dele, significa que continua fazendo parte dessa linda e empolgante aventura de viver.

Fraterno abraço e excelente 2021 a todos. Sigamos juntos.